Apropriação Cultural: Novas Configurações das Identidades na Era da Globalização

Autores

  • Bárbara Lopes Heleno Puc Minas
  • Rafaella Max Reinhardt PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2017.37956

Palavras-chave:

Globalização, Identidade, Apropriação Cultural.

Resumo

A globalização aproximou o mundo e transformou a forma dos sujeitos construírem suas identidades. Paralelamente, grupos culturais minoritários disputam a exclusividade de símbolos, que são objetos definidores de sua cultura, e se tornaram bens de consumo. Neste artigo, buscamos realizar uma análise teórica sobre o fenômeno da apropriação cultural, enquanto uma desigual disputa de poder, a partir da construção identitária dos sujeitos num mundo globalizado.

Biografia do Autor

Bárbara Lopes Heleno, Puc Minas

Bárbara Heleno é bacharel em Comunicação Social (com ênfase em Publicidade e Propaganda), pós-graduanda em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas e licencianda em História, todos pela PUC Minas. É professora de Artes vinculada ao Estado de Minas Gerias e atualmente, é associada aos grupos de pesquisa: “Campo Comunicacional e suas Interfaces” (PUC Minas) e “Mídia e Memória” (PUC Minas).

Rafaella Max Reinhardt, PUC Minas

Pós-graduanda em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas, Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

Artigos