O Voto Econômico na América Latina entre 2004 – 2012: Avaliação da Economia e do Desempenho do Governo em Políticas Públicas e de Combate à Corrupção

Autores

  • Flavia Bozza Martins Doutorando em Ciência Política no IESP/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2017.33529

Palavras-chave:

Voto econômico, comportamento eleitoral da América Latina, percepção do desempenho do incumbente

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar o que pesou na avaliação positiva do presidente latino-americano entre 2004 e 2012. Buscou-se investigar se a avaliação dos incumbentes esteve influenciada pelo desempenho econômico e atuação dos presidentes sobre políticas públicas. Nossa hipótese é operacionalizada pelas variáveis da literatura do voto econômico e incorpora, além da variável ideologia, variáveis que medem o desempenho dos presidentes em matérias não econômicas. Para tanto, elaboramos banco de dados agregados e foram analisadas 36 eleições, referentes a dezoito países latino-americanos. Os resultados relativos à percepção do desempenho do mandatário têm impacto sobre a avaliação positiva do mesmo. Já os dados objetivos de crescimento econômico e índice de corrupção não impactam diretamente a avaliação do presidente. Contudo, se mostram capazes de explicar a percepção do desempenho do presidente por parte dos eleitores, indicando impacto indireto sobre a avaliação positiva do presidente.

Biografia do Autor

Flavia Bozza Martins, Doutorando em Ciência Política no IESP/UERJ.

Atualmente cursa Doutorado na área de Ciência Política, no IESP/UERJ. É mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - UFPR, e graduou-se bacharel e licenciada em Ciências Sociais - UFPR. 

Downloads

Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

Artigos