Investigação de capítulos do livro: Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história para o Ensino de Química através da Análise do Discurso de Bakhtin

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2025.88557

Abstract

No Ensino Formal, as disciplinas são ensinadas em um viés conteudista, muitas vezes desconsiderando o conhecimento científico como construção coletiva, fruto de conflitos e negociações. Em especial, na disciplina de Química, em que muitos temas possuem símbolos, fórmulas e equações, se o professor não considerar o contexto daquele saber, os alunos podem ficar com a falsa ideia de que a ciência é neutra. O livro Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história contém uma contextualização histórica e social por trás das substâncias químicas, sendo uma obra com potencial de ser utilizada nas escolas para desconstruir a ideia de neutralidade da ciência. Uma investigação de dois capítulos deste livro, segundo a análise do discurso de Bakhtin, demonstra que vários conteúdos de Química Orgânica, como Fórmula estrutural, Classificação de cadeias carbônicas e Funções orgânicas, além da explicação das cores de algumas substâncias, podem ser ensinadas de modo a considerar o contexto histórico e social. Além disso, verifica-se um encontro entre duas linguagens a princípio distantes: a da Química e a da História, o que contribui para fomentar um diálogo necessário entre essas áreas. Com essa abordagem, espera-se que professores e pesquisadores se sintam incentivados a promover um ensino que não seja exclusivamente conteudista, mas que instigue o pensamento crítico do estudante.

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Author Biography

Natália Matos Sanglar Costa, Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, IOC/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ

Published

2025-07-29

How to Cite

COSTA, Natália Matos Sanglar. Investigação de capítulos do livro: Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história para o Ensino de Química através da Análise do Discurso de Bakhtin. Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, n. 4, 2025. DOI: 10.12957/impacto.2025.88557. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/88557. Acesso em: 2 aug. 2025.