Investigação de capítulos do livro: Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história para o Ensino de Química através da Análise do Discurso de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2025.88557Resumo
No Ensino Formal, as disciplinas são ensinadas em um viés conteudista, muitas vezes desconsiderando o conhecimento científico como construção coletiva, fruto de conflitos e negociações. Em especial, na disciplina de Química, em que muitos temas possuem símbolos, fórmulas e equações, se o professor não considerar o contexto daquele saber, os alunos podem ficar com a falsa ideia de que a ciência é neutra. O livro Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história contém uma contextualização histórica e social por trás das substâncias químicas, sendo uma obra com potencial de ser utilizada nas escolas para desconstruir a ideia de neutralidade da ciência. Uma investigação de dois capítulos deste livro, segundo a análise do discurso de Bakhtin, demonstra que vários conteúdos de Química Orgânica, como Fórmula estrutural, Classificação de cadeias carbônicas e Funções orgânicas, além da explicação das cores de algumas substâncias, podem ser ensinadas de modo a considerar o contexto histórico e social. Além disso, verifica-se um encontro entre duas linguagens a princípio distantes: a da Química e a da História, o que contribui para fomentar um diálogo necessário entre essas áreas. Com essa abordagem, espera-se que professores e pesquisadores se sintam incentivados a promover um ensino que não seja exclusivamente conteudista, mas que instigue o pensamento crítico do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natália Matos Sanglar Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Impacto.