COMPARAÇÃO ENTRE OS DADOS DE USO E COBERTURA DO SOLO DO TERRACLASS E O CENSO AGROPECUÁRIO NO MUNICÍPIO DE LÁBREA – AM

Auteurs-es

Mots-clés :

Uso e cobertura do solo, agropecuária, Amazônia, Sensoriamento Remoto, Censo Agropecuário.

Résumé

Este artigo é resultado de uma dissertação que propôs a comparação entre os dados do TerraClass 2004 e o Censo Agropecuário 2006 para analisar o uso de um na ausência do outro, para compreender o uso e cobertura do solo pela agropecuária na área de estudo. Através dos dados de uso e cobertura do solo do TerraClass 2004 e do Censo Agropecuário 2006, foi feita uma análise das áreas de cada classe que se enquadram como atividade agropecuária e uma comparação dessas áreas nas duas classificações. A análise utilizou o Sistema de Informação Geográfica (SIG) com imagens de satélite Landsat/TM 5 para auxiliar na análise visual qualitativa das classes e obter respostas sobre o uso e ocupação do solo no município de Lábrea. A metodologia de comparação serviu para verificar que os métodos de aquisição dos dados do TerraClass 2004 e do Censo Agropecuário 2006 apresentam diferenças consideráveis nos resultados. O presente trabalho conclui que não é adequado utilizar os dados do TerraClass na ausência do Censo Agropecuário, ou vice-versa, tendo em vista a disparidade encontrada em alguns dos setores censitários analisados. Sugere-se para trabalhos futuros um estudo específico para saber as causas das áreas desmatadas das classes consideradas “duvidosas”.

Biographie de l'auteur-e

Priscila Ribeiro de Carvalho de Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Références

ALENCAR, A. et al. Desmatamento na Amazônia: indo além da emergência crônica. IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental na Amazônia. Março 2004.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos / Comissão Nacional da Verdade, v. II. Brasília: CNV, 2014. 416 p, Disponível em: < http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_2_digital.pdf> , acesso em 07 Junh. 2018.

ESTADO DO AMAZONAS. Zoneamento Ecológico Econômico da Sub-Região do Purus – Metodologia do ZEE, Organização do espaço regional, diagnóstico sócioambiental (Relatório); Volumes I. Manaus: GIZ/SDS/CEZEE, 2011.

FEARNSIDE, P. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. ACT A Amazônia. Vol. 36(3) 2006: 395 – 400.

FERREIRA, L. V.; VENTICINQUE. E.; ALMEIDA, S. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos Avançados 19 (53), 2005. p.157-166.

FRANCO, M. Conflito social e a criação de reservas extrativistas no município de Lábrea – AM. Viçosa, MG, 2017.

FRANCO, Marcelo H. M. Conflito social e a criação de reservas extrativistas no município de Lábrea - AM/ Marcelo Horta Messias Franco. - Viçosa, MG, 2017.

MARGULIS, S. Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira – 1º edição – Brasília – 2003. 100p.

MENEZES, T. Expansão da Fronteira Agropecuária e Mobilização dos Povos Tradicionais no Sul do Amazonas. In: Almeida, Alfredo Wagner B. de;. (Org.). Conflitos Sociais no Complexo Madeira. Manaus: UEA Edições, 2009, v.1, p.231-246.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-21

Comment citer

de Medeiros, P. R. de C. (2023). COMPARAÇÃO ENTRE OS DADOS DE USO E COBERTURA DO SOLO DO TERRACLASS E O CENSO AGROPECUÁRIO NO MUNICÍPIO DE LÁBREA – AM. Humboldt - Revista De Geografia Física E Meio Ambiente, 1(4). Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/75829