Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os Editores submeterão o artigo à avaliação de (pelo menos) dois membros pareceristas, quanto à sua originalidade, relevância científica, correção, clareza, qualidade gráfica das ilustrações, entre outros aspectos, em caso de discordância caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não, ou texto será submetido a um terceiro parecerista. De acordo com a avaliação dos pareceristas o artigo poderá receber os seguintes pareceres: a) artigo aceito para publicação, b) artigo aceito para publicação com correção(ões) ou c) artigo recusado. Se o artigo receber o parecer de " b) artigo aceito para publicação com correção(ões)", o autor terá o prazo de trinta (30) dias corridos, a partir da data de recebimento do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, do(s) autore(s). Após o envio das correções, estas podem ser submetidas a uma nova rodada de avaliação ou serão apreciadas diretamente pelo Conselho Editorial.

No casos devidos, os autores devem encaminhar, juntamente com o artigo submetido, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição na qual a pesquisa foi realizada, bem como referência à existência de termo de consentimento livre e esclarecido submetido aos participantes da pesquisa.

Em caso de dúvidas de como fazer a submissão, consulte os tutoriais disponíveis em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/index/about.

Ao submeter(em) trabalho(s) para publicação na Humboldt, o(s) autor(es) concorda(m) com as diretrizes editoriais da Revista e assumem inteira responsabilidade sobre o texto, ilustrações, tabelas e demais elementos de cada trabalho submetido.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Humboldt pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Humboldt. A Revista Humboldt está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.

Humboldt não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Serão aceitos para publicação na Revista Humboldt os seguintes trabalhos:

a) artigos: relacionados à temática da Revista e apresentados sob a foram de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;

 

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es).

Os trabalhos submetidos devem ter um número máximo de 4 (quatro) autores; caso o número de autores seja superior a esse limite, a submissão deve ser precedida de mensagem aos editores, através do email renanbrito198@outlook.com, com justificativa do número de autores. Os editores responderão, autorizando ou não a submissão.

Os trabalhos da Revista Humboldt deverão seguir a seguinte extensão:

a) artigos: entre 12 e 25 páginas, incluindo as referências;

 

Os artigos deverão ser editados em MS Office Word, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à direita.

O título do trabalho (no idioma do artigo e um correspondente em inglês) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas.

O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no idioma do artigo com seus correspondentes em inglês (abstract e keywords). Cada resumo deve ter um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples, acompanhado de uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. Opcionalmente, o resumo e as palavras-chave podem ser apresentados em um terceiro idioma entre português, francês, espanhol ou italiano.

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução e conclusão ou considerações finais.

Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência (ABNT NBR 14724-abril/2011). As tabelas devem ser elaboradas de acordo com a Norma de Apresentação Tabular do IBGE e devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações devem apresentar título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato TIFF ou JPG, já inseridas no corpo do texto, com indicação da fonte na parte inferior.

As notas devem ser inseridas no rodapé da página com fonte tamanho 10.

As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman fonte tamanho 10.

Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:

- sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Russo (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).

Agradecimentos devem estar após as referências bibliográficas e antes das notas.

 

- Livros:

AUTOR(ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc).Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.

Exemplo: CHRISTOFOLETTI, Antonio. Modelagem de sistemas ambientais. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1999. 236p.

 

- Dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

Exemplo: PORTOCARRERO, Hugo. Avaliação do Efeito de Técnicas de Bioengenharia em Parâmetros Hidrossedimentológicos Utilizando Instrumentação Automatizada. 2009. 714f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) — Departamento de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

 

- Capítulos de livro:

AUTOR(ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: COELHO NETTO, Ana Luiza. Hidrologia de Encosta na Interface com a Geomorfologia. In: GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 474p. p. 93-148.

 

- Trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR(ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo: COSTA, Alexander Josef Sá Tobias da. Água, risco e vulnerabilidade: os conceitos de Risco Hídrico e de Vulnerabilidade Hidrossocial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais... Vitória: AGB/UFES, 2014. p. 1-12.

 

- Artigos de revistas

AUTOR(ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.

Exemplo: COSTA, Nadja Maria Castilho da; COSTA, Vivian Castilho da. O desafio da educação ambiental em área protegida na cidade do Rio de Janeiro. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n.32, p. 1-16. jan/jun. 2018.

 

- Informação obtida via CD-ROM:

AUTOR(ES). Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas.

Exemplo: CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

 

- www:

AUTOR(ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso.

Exemplo: CASSETI, Valter. Geomorfologia. Disponível em: www.funape.org.br/geomorfologia/cap1/index.php

 

ENVIO DE ARTIGOS E RESENHAS (COMO SE CADASTRAR)

Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com o perfil de autor.

 

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:

1 - Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista)

2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, inicias, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar.

 

Submissão via sistema OJS

1 - Após o cadastro, logue no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clique em acesso;

2 - Após o login, clique em Nova Submissão;

3 - Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" insira até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando nome, instituição e email para contato, clique em Salvar e Continuar.

4 - Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, clique em Salvar e Continuar.

5 - Preencha corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res) , titulação, identificação da instituição a que pertencem, cidade, estado e país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s); e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clique em Salvar e Continuar.

6 - Transfira os documentos anexos, se houver, clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencha o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;

7 - Confira se os arquivos enviados estão corretos e clique em Concluir Submissão.

 

Artigos | Articles

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.