ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO PERÍODO DOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Schlagworte:
cenário, bacia hidrográfica de Jacarepaguá, espaço-temporal, eventos esportivosAbstract
A análise da dinâmica do uso e ocupação do solo de determinada área é perceptível a partir da ação de diferentes atores e agentes modificadores da paisagem. O estudo de caso na Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, mostra-se interessante, pois nessa área foram construídos diversos equipamentos esportivos e infraestrutura de apoio aos megaeventos que ocorreram na cidade (Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas, por exemplo), o que acarretou alterações espaciais, inclusive na malha viária, ao longo das duas primeiras décadas, principalmente entre os anos 2004 e 2016, marcos temporais da presente análise, além de modificações importantes no arcabouço legal, principalmente nos planos e normativas urbanísticas. Para avaliação dessas modificações utilizou-se técnicas de geoprocessamento, mapas temáticos, ortoimagens e programas específicos para criação de cenários e análises comparativas (quantitativa e qualitativa) das mudanças ocorridas. A análise pretendida, a partir do módulo Land Change Modeler, apresentou resultados interessantes, validando e corroborando com observações empíricas de percepção de alterações na área estudada. Como resultado principal a expansão urbana foi de quase 1.000ha, além das modificações ocorridas nos tipos de uso e ocupação do solo, onde as Áreas Residenciais foram as que mais cresceram, gerando uma reserva de unidades habitacionais ainda desocupadas.
Downloads
Literaturhinweise
ANDREOLI, Marcelo; MOREIRA, Thomas. Uma análise histórico conceitual dos megaeventos esportivos e seus desdobramentos na cidade contemporânea. EURE, vol 4, nº 123, Mayo 2015. pp. 289-307.
ARAUJO, SILVIA D.; REZENDE, VERA F.; LEITÃO, GERÔNIMO. Impactos dos XV Jogos Pan- Americanos de 2007 na Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá, Cidade do Rio de Janeiro.
CANDIDO, Madson Z.; CALIJURI, M. Lúcia; MOREIRA NETO, Ronan Fernandes. Modelagem do Uso, Ocupação e Desenvolvimento de uma Região com a Ferramenta Land Change Modeler (LCM) e Imagens Orbitais. In: XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2010, Aracaju. XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. Aracaju, Brasil: SBC, 2010. v. 1. p. 663-668.
EASTMAN, J.R. (2012) IDRISI Selva Manual. IDRISI Tutorial. s.l. Clark University, Worcester. www.clarklabs.org
FUNDAÇÃO CEPERJ. Cartografia Fluminense – Divisão política-administrativa do Estado do Rio de Janeiro.
HARVEY, D. “Cidades são para pessoas, não para o capital”. Entrevista por Camila Nobrega e Rogério Daflon / Canal Ibase. Dezembro de 2013.
HARVEY, D. e MARICATO, E. [et al]. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage. Acesso em agosto de 2019.
LIA Calabre, EULA Dantas Taveira Cabral, MAURÍCIO Siqueira. Memória das olimpíadas no Brasil: diálogos e olhares – Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017.
MASCARENHAS, Gilmar. A cidade e os grandes eventos olímpicos:
uma geografia para quem? Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 78 - Noviembre de 2004.
MASCARENHAS, Gilmar. Modernidade e cidade – espetáculo: o alvorecer dos grandes eventos esportivos internacionais no Rio de Janeiro. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – Nº 13, Ano 2007, pp. 563-674.
MATOS, Thiago Oliveira R. T. de. A expansão do mercado imobiliário no Brasil: Um paralelo entre a evolução dos preços no mercado brasileiro e a bolha imobiliária norte-americana. Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Econômicas – PUC Rio. Junho, 2017.
O'DONNELL, Julia, AMARAL DE SAMPAIO, Lilian, CAVALCANTI, Mariana. Entre Futuros e Ruínas: Os Caminhos da Barra Olímpica. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. V.13, n.1, 2020.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Lei Complementar nº 111 de 1º de Fevereiro de 2011. Institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável.
______. Lei Complementar nº 79 de 30 de maio de 2006. Institui o Projeto de Estruturação Urbana – PEU dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
______. Lei Complementar nº 70 de 06 de julho de 2004. Institui o Projeto de Estruturação Urbana - PEU Taquara dos Bairros de Freguesia, Pechincha, Taquara e Tanque.
______. Lei Complementar nº 160 de 15 de dezembro de 2015.Permite a Regularização de Parcelamento do Solo que contenham edificações Unifamiliares e Bifamiliares nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá.
______. INSTITUTO PEREIRA PASSOS (IPP) – Portal Data.Rio - Informações sobre a Cidade. Uso e Ocupação do Solo – Ano 2004. Disponível em: http://www.data.rio/datasets/uso-do-solo-2004. Acesso em julho 2019.
______. Uso e Ocupação do Solo – Ano 2016. Disponível em: http://www.data.rio/datasets/uso-do-solo-2016. Acesso em julho 2019.
______. SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Análise Qualitativa das Densidades Construídas em Regiões da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/7720635/4211818/3.1.pdf . Acesso em setembro 2020.
REZENDE, Vera; LEITÃO, Gerônimo. Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá: Razões e Impactos das Intervenções Públicas para a Realização dos XV Jogos Pan-americanos de 2007, na Cidade do Rio de Janeiro. Anais do 52º Congresso Internacional de Americanistas, Povos e Culturas das Américas: Diálogos entre globalidade e localidade, Sevilha, Espanha, 2005.
______. Plano piloto para a Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá, intenções e realizações após três décadas, Rio de Janeiro: CREA- RJ, 2004
SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE – INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Portal GeoInea – Base de Dados Espaciais. Unidades de Conservação da Natureza. Disponível em: https://www.arcgis.com/apps/MapSeries/index.html?appid=00cc256c620a4393b3d04d2c34acd9ed. Acesso em julho 2019.
TEIXEIRA, Allan Leocadio. Estudo de caso da Vila dos Atletas das Olimpíadas Rio 2016: utilização de ativos intangíveis para criar valor em megaprojetos – 2017. 115 f.