RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE

Autor/innen

  • Fernanda Figueiredo Braga

Schlagworte:

Reconstituição - Rio de Janeiro - Urbanização - Ação antrópica - Paisagem

Abstract

As mudanças provocadas pela ação antrópica vem alterando as paisagens e suas características físicas originais. As reconstituições das condições ambientais de uma área podem contribuir para a compreensão de formas e processos pretéritos e atuais, bem como orientar futuras intervenções voltadas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.  Neste sentido, foi realizado um levantamento das alterações provocadas pelo homem, sob a perspectiva histórico-geográfica, na área central da cidade do Rio de Janeiro, buscando identificar as modificações antrópicas e seus impactos socioambientais, sobretudo no relevo e na drenagem local. O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, cartográfica, documental, de fotografias e ilustrações de diferentes épocas. No centro da cidade do Rio de Janeiro foram realizados aterros de lagoas, brejos, mangues e praias das margens da Baía da Guanabara, desmonte de morros e modificações na drenagem original. Essas intervenções promoveram profundas transformações no espaço físico local, não resolvendo e, em alguns casos, agravando antigos problemas ambientais.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Fernanda Figueiredo Braga

Possuo graduação, especialização e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal Fluminnese. Tenho experiência no magistério público e privado, nos níveis de ensino básico e superior. Atuo em linha de pesquisa ligada a Geociências, com ênfase em Enchentes urbanas, Geomorfologia e Meio Ambiente.

Literaturhinweise

ABREU, M. de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: IPP, 2006.

AMADOR, E. da S. Baía de Guanabara e ecossistemas periféricos: Homem e natureza. Rio de Janeiro: E.S. Amador, 1997.

AMARANTE, A. P. Problemas da erosão e escoamento das águas na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, ano XXII, p.121- 149, out./dez. 1960.

BAPTISTA DA SILVA, Lucas Leite. Grandes escavações urbanas: estudo de caso da construção Estação Jardim de Alah, metrô do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2016.

BARRETO, R. O centro e a centralidade urbana – aproximações teóricas a um espaço em mutação. Curso de Doutoramento em Geografia, nº. 2, 2010, pag. 23-41.

BENCHIMOL, J. L. Pereira Passos: um Haussmann Tropical. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editorão, 1992.

BERNARDES, L. M. C. Evolução da paisagem urbana do Rio de Janeiro até o início do século XX. Boletim Carioca de Geografia, Rio de Janeiro: nº 1 e 2, 1959.

CASTRO, et. al. O Projeto Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro: reflexões sobre os impactos dos megaeventos esportivos na perspectiva do direito à cidade. Brasil [recurso eletrônico]: In: JUNIOR, Orlando Alves dos Santos; GAFFNEY, Christopher; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Orgs). Os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 1. ed. Rio de Janeiro : E-papers. 542 p. 2015.

CAVALCANTI, N. O Rio de Janeiro Setecentista. Rio de Janeiro, Zahar, 2015.

FURTADO, F.; REZENDE, V. L. F. M. Discursos e imagens acerca de intervenções urbanas no Rio de Janeiro (1920-1940): a questão da valorização fundiária em planos e projetos urbanos. São Paulo. Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo programa de pós-graduação do departamento de arquitetura e urbanismo, EESC-USP. 2008.

INSTITUTO MUNICIPAL DE URBANISMO PEREIRA PASSOS (Rio de Janeiro, RJ). Um passeio no tempo. Rio de Janeiro: IPP, 2002. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/>. Acesso em: 17 jan. 2018.

KESSEL, C. A vitrine e o espelho - O Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.

LAMEGO, A. R. O homem e a Guanabara. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1964.

LINHARES, Maria Yeda Leite. História do Abastecimento: uma problemática em questão (1530-1918). Brasília, BINAGRI, 1979.

MALTA, Augusto. Flagrante das obras da Avenida Central (atual Rio Branco), no Centro. Fotografia. Acervo O Globo. Acesso em : 17 out. 2017.

MELLO JUNIOR, D. Planos, plantas e aparências. Galeria de Arte do Centro Empresarial Rio. Rio de Janeiro: João Fortes Engenharia, 1988.

MOTTA, M. Administrando o Rio: Engenheiros X Economistas. In: MOTTA, Marly et al (Orgs.). A política carioca em quatro tempos. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p. 235-244.

OLIVEIRA, M. P. de. Projeto Rio cidade: intervenção urbanística, planejamento urbano e restrição à cidadania na cidade do Rio de Janeiro. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98

Vol. XII, núm. 270 (117), 2008.

PINHEIRO FILHO, A. A. Acumulação de tempos desiguais na Cidade Nova no contexto da Urbe Carioca: Do Mangal de São Diogo ao surgimento do Bairro. Dissertação de Mestrado - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

PINTO, F. M. A invenção da cidade nova do Rio de Janeiro: agentes, personagens e planos. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós- Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2007.

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Memórias da destruição. Rio de Janeiro: Arquivo da cidade, 2002. Disponível em: www0.rio.rj.gov.br/arquivo/anexo/memoria_da_destruicao.pdf. Acesso em: 24 ago. 2009.

REIS, José de Oliveira. O Rio de Janeiro e seus prefeitos: evolução urbanística da cidade do Rio de Janeiro. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, 1977.

RIBEIRO, L. C. de Q. Metamorfoses da Ordem Urbana da Metrópole Brasileira: o caso do Rio de Janeiro. Sociologias. vol.18, no.42 Porto Alegre: May./Aug. 2016.

RODRIGUES, J. M.; et al. A questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: reflexões a partir dos projetos de infraestrutura para os megaeventos esportivos (Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016). Brasil. In: JUNIOR, Orlando Alves dos Santos; GAFFNEY, Christopher; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Orgs). Os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2015. 542 p.

SÁ, P. O Problema das enchentes. Revista Municipal de Engenharia, Rio de Janeiro, Vol. 18, no 3, p.150-155, jul./ set. 1951.

SANTOS, A. M. S. P. Economia, espaço e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Veröffentlicht

2020-10-30

Zitationsvorschlag

BRAGA, Fernanda Figueiredo. RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE. HUMBOLDT, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/52795. Acesso em: 24 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos | Articles