Dossiê de lançamento: Epistemologia da Geografia Física Brasileira

Autores

Resumo

Este número de lançamento da Revista Humboldt reúne textos de eminentes geógrafos brasileiros que estão apoiando seu lançamento. Aos autores agradecemos de forma muito especial pelo apoio para a concretização deste sonho acalentado por muitos. Ele se encontra organizado de forma a concentrar abordagens de cunho conceitual e epistemológico nos primeiros textos, seguidos por aqueles que dão mais evidência aos clássicos subramos da Geografia Física (Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Biogeografia e Hidrografia), e encerra com abordagens relacionados ao que consideramos como temas transversais e de alta relevância na contemporaneidade. 

Mesmo diante da satisfação do estabelecimento de mais um canal de comunicação e publicização do conhecimento científico, não podemos deixar de lembrar o momento difícil pelo qual atravessamos, cujos mortos chegam a 220.161 no Brasil e 2.157.355 no mundo. Resta-nos lamentar, deixar nosso pesar a todos àqueles que direta ou indiretamente foram afetados pela doença e/ou pela perda de pessoas queridas; também é nosso dever conclamar toda nossa comunidade para que ocupando nossos lugares de direito, projetando nossa voz e nos armando com o que nos é mais caro: o conhecimento, possamos enfrentar os retrocessos, a ignorância e não apenas cantar o futuro, mas materializar uma grande nação, um grande Brasil desde já!

Ao ser lançada esta Revista Humboldt já se faz acompanhar pelo convite, aberto a todos, para enviar seus textos visando a compor os números que sequenciarão. A avaliação cega realizada por cientistas reconhecidos nos campos do conhecimento atinentes à Revista garantirá a qualidade deste veículo, que se pretende perene, inclusivo e incentivador/promotor de uma ciência acadêmica, cidadã e em prol da sociedade brasileira, em especial daqueles que mais precisam dela.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Oscar Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Geografia pela UNICAMP (2018), Mestre e Bacharel em Geografia pela UFRJ (2014 e 2011). Desenvolve atividades na grande área de Geografia Física, com ênfase em: Climatologia, Riscos, Gestão Territorial e Políticas Públicas. Exerceu a função de Diretor de Planejamento Urbano na Subsecretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ) onde gerenciou diversos projetos de gestão urbana. Também foi consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi) elaborando subsídios para a III Comunicação Nacional para a Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGF/IGEOG/UERJ), membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) e Representante da América Latina junto à Comissão Internacional de História da Meteorologia (ICHM) da União Internacional em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (2018-2021).

Francisco de Assis Mendonça, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Graduação (UFG, 1983), Mestrado (Geografia Física / Meio ambiente - USP, 1990), Doutorado (Clima e planejamento urbano - USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia - Université Sorbonne/Paris I/França, 2005 ; Estudo do ambiente urbano - Universidad de Chile - 2014) em Geografia. É Professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR. Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie (2002), na Université de Haute Bretagne/Rennes II/França (2004) e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medecine (Londres/Inglaterra 2005) e no Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1, 2005). Membro da CoC - Comissão de Climatologia da UGI - União Geográfica Internacional (desde 2012), e do Conselho de Administração da AIC - Associação Internacional de Climatologia (2003-2006, e desde 2013). Presidente da ABClima - Associação Brasileira de Climatologia (2002-2004), da ANPEGE - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia (2007-2009), e membro da direção da ANPPAS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (2004-2008). Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia. É pesquisdor 1A-CNPQ desde 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Oscar Júnior, A. C., & Mendonça, F. de A. (2021). Dossiê de lançamento: Epistemologia da Geografia Física Brasileira. Humboldt - Revista De Geografia Física E Meio Ambiente, 1(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/57416