O PROFESSOR-PESQUISADOR E SEUS MULTILETRAMENTOS APLICADO AO ENSINO: CONSTRUÇÃO DA ARSANDBOX E SEU USO NA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geotecnologias e ensino, Multiletramentos, Cartografia escolar, Ferramentas didáticas, Caixa de Areia.Resumo
Atualmente, devido ao avanço das tecnologias alinhadas com a própria mudança assimilada pela sociedade advinda da adoção destes equipamentos no cotidiano, o ambiente escolar que não está isolado em meio a tudo isso, faz com que o profissional de educação tenha de fazer uso destes equipamentos, uma vez que seus alunos atualmente das gerações Z e Alpha tem uma forte ligação com esses equipamentos eletrônicos. Neste sentido a Geografia, alinhada com as geotecnologias ocupa um papel de centralidade da adoção, aplicação e desenvolvimento de tais ferramentas didáticas, contudo tem sua capacidade subutilizada uma vez que os cursos de licenciatura ainda não foram capazes de assimilar essa nova realidade, uma vez que há uma profunda deficiência no processo de Letramento do licenciando em desenvolver a aplicar tais ferramentas tecnológicas. Dentre as ferramentas tecnológicas mais versáteis atualmente, para o ensino de Geografia, se encontra as caixas de realidade aumenta que permitem a modelagem do relevo e de processos geomorfológicos de forma interativa, o permite uma maior percepção e assimilação do conteúdo pelos alunos. Diante disso o presente artigo tem como objetivo centra a discussão do processo de multiletramentos necessários para o desenvolvimento e construção e aplicação de uma Caixa de realidade aumentada para o ensino de Geografia. Ocupando-se em apresentar os desafios e potencialidades quanto ao embasamento teórico pedagógico, o processo de construção da caixa e aquisição de equipamentos, programação e ajuste do algoritmo para o funcionamento, e por fim, a aplicação em sala de aula.Referências
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