Sobre o Portal

Histórico

No ano de 2008, a Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), em parceria com o Departamento de Extensão (DEPEXT), a Diretoria de Informática (DINFO) e o Rede Sirius de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rede Sirius), propôs aos editores das revistas de extensão a criação deste portal para que as publicações passassem a ser veiculadas eletronicamente, utilizando-se o Open Journal Systems (OJS), disponibilizado pela Public Knowledge Project (PKP) traduzido e disseminado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Foi acordado com a Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2) que as revistas de Pós-graduação também poderão ser hospedadas neste portal sob a administração do Departamento de Extensão.

O Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ (e-Publicações UERJ) foi institucionalizado no anos de 2015 por meio do do Ato Executivo 31/2015, a partir de 1º de março de 2016 foi vinculado à Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), em virtude disso foi criada a Coordenadoria do Portal através do Ato Executivo 18/2019.

Desde sua vinculação a EdUERJ foram elaborados critérios de avaliação para o ingresso e permanência de periódicos designados através do Ato Executivo 15/2018, com a concepção da Comissão de Credenciamento do Portal sendo esta composta: pelo Diretor e por membros dos Conselho Editorial da Editora; por editores de periódicos científicos; e por um representante da Coordenadoria do Portal.

Para saber como é feito o ingresso de periódicos no portal entre em contato através do e-mail ppeuerj@uerj.br

Sugere-se fortemente que as revistas sejam cadastradas como projeto de extensão junto ao DEPEXT, o cadastramento permite que o periódico concorra a bolsas de extensão e seja registrado como atividade extensionista elaborada pela UERJ. É necessário seguir os critérios de seleção contantes no item Normas Complementares na página Ações Extensionistas.

Área do Editor

Tem por objetivo disseminar conteúdo informativo sobre a atribuição de Digital Object Identifier (DOI), licenças Creative Commons, usabilidade do OJS e solicitação de ISSN.

Números de acessos as revista do Portal relativos aos anos de 2009 a 2020*.

* Valor parcial.

• Treinamento e assessoria em Open Journal System (OJS);
  • Orientações para a gestão de publicações periódicas;
  • Boas práticas editoriais;
  • Atribuição de DOI (Identificador Digital de Objetos);
  • Preservação digital;
  • Assessoria na Indexação e qualificação;
  • Disseminação de informações para captação de fomento e editais de bolsa;
  • Divulgação dos periódicos.

Curso em Open Journal System (OJS)

Treinamento dos papéis do fluxo editorial no Open Journal Systems (OJS), com as orientações do e-Publicações UERJ. Cada aula será o treinamento de um papel, podendo um papel tomar mais de uma aula são utilizado tutoriais elaborados pela equipe do Portal baseados em documentos elaborados pelo IBICT, atualizados de acordo com versão do OJS utilizada pelo e-Publicações UERJ. Para participar do curso deve preencher o formulário de inscrição, divulgado pela Portal/EdUERJ via email aos editores.

Para mais informações entre em contato através do e-mail ppeuerj@uerj.br

Os atendimentos presenciais, que ocorriam através de agendamento prévio entre a equipe da revista e o Portal, por ora estão suspensos em decorrencia da pandemia do novo coronavírus.

Sobre este sistema de publicação