O ENIGMA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA

renda da terra e preço de monopólio no capitalismo metropolitano-financeiro

Autores

  • Eudes Leopoldo UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83580

Resumo

Na perspectiva mais aceita sobre a renda da terra a partir da transição do agrário ao urbano, podemos dizer que ela é tanto extraída por meio do conjunto das infraestruturas e serviços (diferencial), bem como pela situação geográfica (absoluta) e fetiche do consumo de determinados imóveis em específicos lugares, que ascenderam aos céus (de monopólio). A leitura do conceito de renda da terra circunscrita à análise marxista em O Capital trouxe algumas contribuições importantes, mas acreditamos que a metamorfose de renda fundiária em renda imobiliária constitui-se como central. O capitalismo metropolitano-financeiro implica uma renda capitalizada da produção do espaço diversa do capitalismo urbano-industrial, apesar da lógica ser a mesma com novas determinações. Desse modo, a emergência de uma teoria da renda fundamentada nos processos espaciais contemporâneos é imperativa para pensarmos as novas contradições do espaço. Assim, buscamos refletir sobre algumas teorias e desdobramentos da renda da terra produzidas até então para lançar luz à renda imobiliária e o preço de monopólio da terra, na perspectiva de problematizar a teoria da renda, muitas das vezes entendida na transposição das realidades agrárias para as urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Leopoldo, UNIFESSPA

Professor da Faculdade de Geografia, do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGG e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia - PPGPAM da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Pós-doutor em Geografia Regional pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Líder do Gerpe - Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço - CNPq. Pesquisador e fundador do Observatório Latino-americano de Pesquisas sobre Questões Regionais - RegionAL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Metamorfoses Metropolitanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia - Lergeo/USP.  Atua na área de Geografia Regional, Geografia Urbana, Teoria e Método em Geografia e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: teoria regional, metropolização regional, cidades na fronteira, financeirização da produção do espaço, produção imobiliária e planejamento urbano e regional.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

LEOPOLDO, Eudes. O ENIGMA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA: renda da terra e preço de monopólio no capitalismo metropolitano-financeiro. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 44, 2024. DOI: 10.12957/geouerj.2024.83580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/83580. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.