A A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:
potencializando o raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.82882Palavras-chave:
raciocínio geográfico; ensino de geografia; cultura científica; espaço geográficoResumo
A proposta deste artigo é apresentar argumentos sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico e seu papel na melhoria no ensino e aprendizagem da geografia escolar. Abrimos o artigo apresentando concepções teóricas e metodologias da Ciência Geográfica, a partir das ideias de autores clássicos em busca de legitimar a existência de um certo modus operandi no fazer geográfico que embasem raciocinar geograficamente. Nas discussões que se seguem, contextualizamos sobre a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico e presença da cultura científica nas aulas de Geografia, na perspectiva da alfabetização científica. Concluímos que o raciocínio geográfico deve ser compreendido como um processo que estimula cognitivamente uma forma complexa de se pensar e analisar a realidade para que se possa melhorar o componente curricular Geografia na escola, tanto do ponto de vista do interesse discente quanto sobre a sua importância no currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho, Sonia Maria Vanzella Castellar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.