A A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:

potencializando o raciocínio geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.82882

Palavras-chave:

raciocínio geográfico; ensino de geografia; cultura científica; espaço geográfico

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar argumentos sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico e seu papel na melhoria no ensino e aprendizagem da geografia escolar. Abrimos o artigo apresentando concepções teóricas e metodologias da Ciência Geográfica, a partir das ideias de autores clássicos em busca de legitimar a existência de um certo modus operandi no fazer geográfico que embasem raciocinar geograficamente. Nas discussões que se seguem, contextualizamos sobre a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico e presença da cultura científica nas aulas de Geografia, na perspectiva da alfabetização científica. Concluímos que o raciocínio geográfico deve ser compreendido como um processo que estimula cognitivamente uma forma complexa de se pensar e analisar a realidade para que se possa melhorar o componente curricular Geografia na escola, tanto do ponto de vista do interesse discente quanto sobre a sua importância no currículo.

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Biografia do Autor

Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD), na Itália. Possui mestrado em Geografia pela UFMG e licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas.

Sonia Maria Vanzella Castellar, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

LEITE ALVARENGA BOTELHO, Lúcio Antônio; VANZELLA CASTELLAR, Sonia Maria. A A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: : potencializando o raciocínio geográfico . Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 47, 2025. DOI: 10.12957/geouerj.2025.82882. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/82882. Acesso em: 27 jul. 2025.