PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE: PETROLINA/PE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Petrolina/PE no contexto da globalização contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.73812Palavras-chave:
produção do espaço, urbanização, centro, periferia, PetrolinaResumo
Resumo: A globalização é, há algum tempo, o foco de diversos estudos nas ciências sociais. As relações entre a urbanização e as transformações globais vem ganhando notoriedade diante do papel desenvolvido pelas cidades no mundo contemporâneo. A produção do espaço urbano, assim, contribui para elucidar os nexos existentes entre as escalas urbana, nacional e internacional, que reverberam na morfologia urbana e no processo de estruturação espacial das cidades. Este artigo analisa a reestruturação da cidade de Petrolina buscando situá-la no contexto da globalização contemporânea. Nesse sentido, o artigo levanta a hipótese de que Petrolina tem-se enquadrado num contexto global de reestruturação, com a reprodução das desigualdades socioespaciais por meio da segregação e autossegregação espacial com novas formas de moraria, por um lado, e pela instalação de vultosos capitais fixos dos setores comerciais e varejistas multiescalares, por outro. Assim, aborda-se a geografia histórica da urbanização de Petrolina e a transformação urbana contemporânea, tendo em vista as conexões entre a globalização, a urbanização e a relação dialética entre centro e periferia no espaço urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudio Smalley Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.