ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DOS ZONEAMENTOS ECOLÓGICO ECONÔMICO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS LAGOAS E DUNAS DO ABAETÉ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.13410Palabras clave:
Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), Área de Proteção Ambiental, Geotecnologias.Resumen
Doi: 10.12957/geouerj.2015.13410
As áreas de Proteção Ambiental em espaços urbanos sofrem temporalmente com o crescimento das cidades. Na maioria dos casos, o crescimento desenfreado das cidades aparece como um dos agentes da degradação. Entendendo que o dilema da degradação ambiental é responsabilidade tanto dos cidadãos, órgãos governamentais, como de diversos setores produtivos da economia, é necessário que todos possam contribuir para diminuição dos impactos de suas ações no meio ambiente. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução relacionada às mudanças do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté a partir de sua institucionalização em 1987. A metodologia contou com a análise de imagens temporais do ano de 1976 a 2010. Neste processo foram produzidos mosaicos a partir de aerofotos aos quais foram aplicadas técnicas de fotointerpretação para delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA). Posteriormente às delimitações, foram construídos mapas temáticos que serviram de suporte para o cruzamento de informações que contribuíram para apontar constatações de alterações na vegetação, na geomorfologia, geologia, no equilíbrio hídrico e na ocupação urbana desordenada. Concluí-se que a APA do Abaeté em um período de 18 anos teve uma redução de 75,35 ha de sua área e a necessidade de aplicação de programas de educação ambiental eficientes com todos aqueles que vivem e a frequentam.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-20
Cómo citar
FERNANDES, Vivian de Oliveira; CARIA SACRAMENTO, Iran Carlos; BRITO, Patricia Lustosa; ALIXANDRINI JR, Mauro José. ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DOS ZONEAMENTOS ECOLÓGICO ECONÔMICO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS LAGOAS E DUNAS DO ABAETÉ. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, p. 137–143, 2015. DOI: 10.12957/geouerj.2015.13410. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/13410. Acesso em: 7 jul. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.