DISTRIBUIÇÃO TRIBUTÁRIA FRENTE À QUALIDADE DE VIDA URBANA

avaliação através de técnicas exploratórias de dados geoespaciais

Autores

  • ROBERTO VÍCTOR VIANA FERREIRA Universidade Federal da Bahia Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil
  • Vivian de Oliveira Fernandes UFBA https://orcid.org/0000-0002-2851-9141
  • Thaís Góes de Souza Universidade Federal da Bahia Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77349

Palavras-chave:

Análise Geoespacial, Índice de Moran, LISA, IQUASalvador, IPTU.

Resumo

Os dados geoespaciais abrem um campo de conhecimento que não só permite realizar modelagens estatísticas convencionais, mas também propicia a exploração locacional dos dados, revelando padrões, conexões e relacionamentos. Análises espaciais podem ser realizadas para facilitar o entendimento das problemáticas complexas na escala intraurbana, associando uma, duas ou mais variáveis ao estudo. Neste sentido, esta pesquisa analisou a correlação espacial de duas variáveis socioeconômicas: o Índice de Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador (IQUASalvador) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), especificamente em um estudo de caso para a Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, em Salvador, capital do estado da Bahia. Para identificar a dependência espacial entre as variáveis foram utilizadas algumas técnicas exploratórias de dados geoespaciais, como o Índice de Moran Global, o Indicador de Moran Local (LISA) e o gráfico de espalhamento de Moran, executados de maneira univariada e bivariada. Os resultados apresentaram autocorrelação positiva e significativa, cujos níveis de confiança dos dados foram de 95% e 99%, além de revelar determinados padrões geoespaciais na área de estudo. Percebeu-se certas similaridades locacionais, principalmente no agrupamento Alto-Alto, identificado nos bairros da Barra e do Canela. Deste modo, os resultados evidenciam que as análises geoespaciais são artifícios técnico-científicos importantes, pois podem ser capazes de complementar a análise estatística convencional de dados gerais, inclusive as que tratem de informações socioeconômicas referentes ao desenvolvimento municipal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERTO VÍCTOR VIANA FERREIRA, Universidade Federal da Bahia Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

Engenheiro Agrimensor e Cartografo pela UFBA

Vivian de Oliveira Fernandes, UFBA

Atualmente é Pesquisadora Visitante no Giscience and Geoinformatics Research Group da Universidade de Heidelberg na Alemanha. É Professora Associada do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e do Mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação de Dados Espaciais no CNPq. Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Atuação na área de Mapeamento principalmente nos seguintes temas: Aquisição, processamento e representação de dados geoespaciais e integração de dados colaborativos ao mapeamento de referência.

Thaís Góes de Souza, Universidade Federal da Bahia Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com ênfase em Informações Espaciais. Especialista em Geotecnologias e Soluções de Inteligência Geográfica pela Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura da Sociedade Civil Educacional de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia - EEEMBA. Graduada em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Atuei enquanto professora da disciplina de Geografia e possuo experiência nas esferas públicas com cadastro de usuários de recursos hídricos e Cartografia. Atualmente minha pesquisa situa-se nos estudos (geografia urbana) sobre o mapeamento dos preços dos imóveis urbanos, na tributação da terra, análise da potencialidade e integração dos dados de big data para aplicação nos estudos urbanos.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

VIANA FERREIRA, R. V., Fernandes, V. de O., & de Souza, T. G. (2024). DISTRIBUIÇÃO TRIBUTÁRIA FRENTE À QUALIDADE DE VIDA URBANA: avaliação através de técnicas exploratórias de dados geoespaciais. Geo UERJ, (44). https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77349

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)