DISTRIBUIÇÃO TRIBUTÁRIA FRENTE À QUALIDADE DE VIDA URBANA
avaliação através de técnicas exploratórias de dados geoespaciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77349Palavras-chave:
Análise Geoespacial, Índice de Moran, LISA, IQUASalvador, IPTU.Resumo
Os dados geoespaciais abrem um campo de conhecimento que não só permite realizar modelagens estatísticas convencionais, mas também propicia a exploração locacional dos dados, revelando padrões, conexões e relacionamentos. Análises espaciais podem ser realizadas para facilitar o entendimento das problemáticas complexas na escala intraurbana, associando uma, duas ou mais variáveis ao estudo. Neste sentido, esta pesquisa analisou a correlação espacial de duas variáveis socioeconômicas: o Índice de Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador (IQUASalvador) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), especificamente em um estudo de caso para a Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, em Salvador, capital do estado da Bahia. Para identificar a dependência espacial entre as variáveis foram utilizadas algumas técnicas exploratórias de dados geoespaciais, como o Índice de Moran Global, o Indicador de Moran Local (LISA) e o gráfico de espalhamento de Moran, executados de maneira univariada e bivariada. Os resultados apresentaram autocorrelação positiva e significativa, cujos níveis de confiança dos dados foram de 95% e 99%, além de revelar determinados padrões geoespaciais na área de estudo. Percebeu-se certas similaridades locacionais, principalmente no agrupamento Alto-Alto, identificado nos bairros da Barra e do Canela. Deste modo, os resultados evidenciam que as análises geoespaciais são artifícios técnico-científicos importantes, pois podem ser capazes de complementar a análise estatística convencional de dados gerais, inclusive as que tratem de informações socioeconômicas referentes ao desenvolvimento municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ROBERTO VÍCTOR VIANA FERREIRA, Vivian de Oliveira Fernandes, Thaís Góes de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.