ESCALAS GEOGRÁFICAS E ORGANIZAÇÃO DO CAPITAL NA PRODUÇÃO DE GASODUTOS DE TRANSPORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.78311Palabras clave:
Produção do território, Organização do capital, Estruturação territorial, Geografia de infraestruturas, Gasodutos de transporte.Resumen
A presente discussão tem como objeto a geografia de infraestruturas de transporte de gás canalizado do Brasil, em debates suportados pelos conceitos de capital fixo e capital circulante, espacialmente articulados pela categoria de desenvolvimento geográfico desigual. A heterogeneidade do território em estudo torna tais discussões aplicáveis à rede brasileira de gasodutos, cujas análises foram pautadas na apreensão dos traçados existentes e planejados. Foi então buscado o entendimento de disputas e conflitos, geralmente relacionados às lógicas de investimento e à busca pelo controle público ou privado das principais operações. Considera-se que a rede atualmente em operação encontra-se em estágio parcialmente consolidado, dada a cobertura incompleta do território e às articulações ainda esparsas. Estruturada de modo a direcionar ofertas para as principais demandas, os gasodutos de transporte brasileiros contribuem de forma limitada para o estabelecimento de ciclos produtivos em áreas carentes de infraestruturas. Considerando-se as concentrações e desigualdades constituintes do espaço social brasileiro, entende-se que a lógica vigente tende a intensificar tais processos, ao invés de corrigi-los ou minimizá-los.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leandro de Aguiar e Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.