FABULAÇÕES DO LUGAR

A criação de mundos na geografia escolar

Autores/as

Palabras clave:

Geografia Escolar, Currículo, Fabulação, Nômade, Lugar

Resumen

Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia.  Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador.  O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Marques, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores em Exercício (FEP/UFBA). Se interessa pelas investigações no campo do Currículo e Ensino de Geografia; Formação de Professores; Cartografia e Ensino de Geografia.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Marques, V. (2023). FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar. Geo UERJ, (43). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765

Número

Sección

Dossiê Margens da Educação em Geografia