FABULAÇÕES DO LUGAR
A criação de mundos na geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77765Keywords:
Geografia Escolar, Currículo, Fabulação, Nômade, LugarAbstract
Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia. Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador. O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-12-21
How to Cite
Marques, V. (2023). FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77765
Issue
Section
Dossiê Margens da Educação em Geografia
License
Copyright (c) 2023 Vitor Marques

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.