UMA LEITURA PARA A BNCC

De qual currículo e de qual geografia estamos falando?

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Geografia, Discurso

Resumen

O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC  no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia.  Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

FLOREZ RODRIGUES, Phelipe Florez Rodrigues; CALDEIRA, Maria Carolina Da Silva. UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando?. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 43, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747. Acesso em: 29 jun. 2025.

Número

Sección

Dossiê Margens da Educação em Geografia