UMA LEITURA PARA A BNCC
De qual currículo e de qual geografia estamos falando?
Keywords:
Currículo, Geografia, DiscursoAbstract
O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia. Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Phelipe Florez Rodrigues Florez Rodrigues, Maria Carolina Da Silva Caldeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.