RAP E EDUCAÇÃO, RAP É GEOGRAFIA
Oficina para crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76441Palabras clave:
Rap, Ensino de Geografia, Cidade, Urbano, São Gonçalo.Resumen
O Hip-Hop é um movimento cultural que surgiu na década de 1970 em bairros marginais de Nova York, nos Estados Unidos. Ele é composto por quatro elementos principais: o Rap, a dança break, o DJ e o graffiti. A relação entre o Hip-Hop e a educação tem sido explorada por muitos pesquisadores e profissionais da área, que veem no movimento uma forma de engajar jovens em processos educativos mais significativos e relevantes para suas vidas. Este texto objetiva trabalhar as potencialidades da expressão musical do Hip-Hop, o Rap, como uma ferramenta pedagógica possível no ambiente educacional, por meio do ensino da Geografia, promovendo oficinas para crianças da periferia de São Gonçalo-RJ. Muitas músicas de Rap abordam questões geográficas, como desigualdade social, mudanças climáticas, migração. Outro elemento muito importante do Hip-Hop é a dança; suas coreografias incorporam movimentos que representam lugares e culturas específicas. Os vídeos musicais são criativos e impactantes, sendo viável sua utilização para ensinar geografia e questões globais, incentivando os alunos a analisar imagens e simbolismos e relacioná-los a conceitos geográficos. Dessa maneira, a metodologia da oficina foi desenvolvida para trabalhar a temática urbana da cidade de São Gonçalo. Como resultados, verificamos que foram ensinados conceitos e conteúdos geográficos, como também, promovido o pensamento crítico nos alunos. Incentivando, dessa forma, habilidades de leitura e escrita, através da discussão das experiências vivenciadas pelas crianças na cidade; explorando o potencial histórico e cultural do seu lugar e valorizando, ainda mais, a colaboração e o trabalho em equipe desses alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Victor Hugo Sodré da Silva, Ana Claudia Ramos Sacramento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.