RAP E EDUCAÇÃO, RAP É GEOGRAFIA
Oficina para crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76441Keywords:
Rap, Ensino de Geografia, Cidade, Urbano, São Gonçalo.Abstract
O Hip-Hop é um movimento cultural que surgiu na década de 1970 em bairros marginais de Nova York, nos Estados Unidos. Ele é composto por quatro elementos principais: o Rap, a dança break, o DJ e o graffiti. A relação entre o Hip-Hop e a educação tem sido explorada por muitos pesquisadores e profissionais da área, que veem no movimento uma forma de engajar jovens em processos educativos mais significativos e relevantes para suas vidas. Este texto objetiva trabalhar as potencialidades da expressão musical do Hip-Hop, o Rap, como uma ferramenta pedagógica possível no ambiente educacional, por meio do ensino da Geografia, promovendo oficinas para crianças da periferia de São Gonçalo-RJ. Muitas músicas de Rap abordam questões geográficas, como desigualdade social, mudanças climáticas, migração. Outro elemento muito importante do Hip-Hop é a dança; suas coreografias incorporam movimentos que representam lugares e culturas específicas. Os vídeos musicais são criativos e impactantes, sendo viável sua utilização para ensinar geografia e questões globais, incentivando os alunos a analisar imagens e simbolismos e relacioná-los a conceitos geográficos. Dessa maneira, a metodologia da oficina foi desenvolvida para trabalhar a temática urbana da cidade de São Gonçalo. Como resultados, verificamos que foram ensinados conceitos e conteúdos geográficos, como também, promovido o pensamento crítico nos alunos. Incentivando, dessa forma, habilidades de leitura e escrita, através da discussão das experiências vivenciadas pelas crianças na cidade; explorando o potencial histórico e cultural do seu lugar e valorizando, ainda mais, a colaboração e o trabalho em equipe desses alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Victor Hugo Sodré da Silva, Ana Claudia Ramos Sacramento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.