Reestruturação Intra-urbana e Novas "Estratégias" de Produção do Espaço: reflexões sobre o papel da cultura nas recentes transformações da área central do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Thiago Ramos Machado

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49224

Palabras clave:

Área central, projetos de intervenção urbana, Rio de Janeiro.

Resumen

O presente artigo analisa o processo de recuperação de espaços degradados em grandes cidades à luz dos projetos de intervenção urbana, inseridos no discurso de criação e venda de uma imagem urbana forte e competitiva para o exterior — estratégia denominada "marketing urbano". A partir do estudo do papel da cultura nas recentes transformações da área central  da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo é contribuir para uma abordagem mais crítica acerca dos desdobramentos do projeto "Corredor Cultural", quais sejam, a produção de "espaços especializados'', onde a cultura torna-se objeto de consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-03-26

Cómo citar

Machado, T. R. (2020). Reestruturação Intra-urbana e Novas "Estratégias" de Produção do Espaço: reflexões sobre o papel da cultura nas recentes transformações da área central do Rio de Janeiro. Geo UERJ, (13), 39. https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49224