Reestruturação Intra-urbana e Novas "Estratégias" de Produção do Espaço: reflexões sobre o papel da cultura nas recentes transformações da área central do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49224Keywords:
Área central, projetos de intervenção urbana, Rio de Janeiro.Abstract
O presente artigo analisa o processo de recuperação de espaços degradados em grandes cidades à luz dos projetos de intervenção urbana, inseridos no discurso de criação e venda de uma imagem urbana forte e competitiva para o exterior — estratégia denominada "marketing urbano". A partir do estudo do papel da cultura nas recentes transformações da área central da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo é contribuir para uma abordagem mais crítica acerca dos desdobramentos do projeto "Corredor Cultural", quais sejam, a produção de "espaços especializados'', onde a cultura torna-se objeto de consumo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.