GEOTECNOLOGIAS E ANÁLISE MULTIVARIADA PARA INVESTIGAÇÃO DA TIPOLOGIA DO USO AGROPECUÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO / GEOTECHNOLOGY AND MULTIVARIATE ANALYSIS TO INVESTIGATION OF THE TYPOLOGY OF THE AGRICULTURAL USE OF THE STATE OF MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34195Palabras clave:
economia, distribuição, analise de agrupamento, SIG’sResumen
Objetivou-se identificar o padrão de distribuição espacial dos principais tipos agropecuários do estado de Mato Grosso, visando a caracterização e agrupamento das municipalidades mato-grossense segundo o seu grau de similaridade em relação as formas de uso da terra. O estudo abrangeu os 141 municípios do estado de Mato Grosso, cujos dados para elaboração do trabalho foram provenientes do Censo Agropecuário de 2006, estes foram sistematizados em duas matrizes. Aplicou-se o método de análise de agrupamento realizado por meio da extensão “Action Stat”, no software livre “Excel”. Para a identificação do padrão das formas de uso agropecuário os resultados foram representados adotando-se as técnicas da cartografia temática. Das 12 regiões de planejamento, a região Sudeste de planejamento (V) é a que apresenta maior diversificação produtiva. Sabe-se que o dinamismo de produção é de suma importância para a economia regional, não apenas concentrando sua renda em uma única produção. As regiões de planejamento I e XI predominam vegetação, cujas atividades de uso da terra, tanto agrícola quanto pecuária são incipientes. Em Mato Grosso predomina o tipo de uso da terra voltada para exploração de pastagens, visando o desenvolvimento da bovinocultura. A produção agrícola do Estado apresenta-se centralizada em 11 municípios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.