”PORQUE ISSO ERA MOSTRAR O QUANTO EU ERA FORTE” A LEI 10639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO PAULO / "BECAUSE THAT WAS TO SHOW HOW STRONG I WAS" LAW 10639 AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY: A CASE STUDY IN THE CITY OF SÃO PAULO

Autores/as

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade de São Paulo (USP)
  • Amanda Cristina Benedetti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.32396

Palabras clave:

Ensino de Geografia, África, Racismo

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, com o objetivo de compreender os limites e possibilidades da aplicação da lei 10.639/2003 para o ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se estudo de caso, acompanhando, por 6 meses, o trabalho de uma docente de geografia em uma escola pública da rede estadual de São Paulo. Durante este período, foi possível observar as ações didáticas desenvolvidas pela docente, com o intuito de problematizar e recriar o currículo de geografia, articulando-o com os debates sobre a geografia da África e a Questão Negra no Brasil e no Mundo. Apesar das dificuldades apresentadas, o trabalho desenvolvido pela docente acompanhada demonstrou a importância de se construir outras formas de compreensão do conhecimento e da geografia que possibilitem a superação de uma visão de mundo eurocentrada e que tem, em seus fundamentos, o racismo. Atuando de forma crítica em relação ao currículo, a docente pode construir ações didáticas que, ao dialogarem com a geografia da África e com a questão negra, possibilitassem aos alunos um outro olhar sobre si mesmos, suas identidades e geografias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo

Amanda Cristina Benedetti, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharelanda e Licenciando em Geografia da Universidade de São Paulo

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Girotto, E. D., & Benedetti, A. C. (2018). ”PORQUE ISSO ERA MOSTRAR O QUANTO EU ERA FORTE” A LEI 10639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO PAULO / "BECAUSE THAT WAS TO SHOW HOW STRONG I WAS" LAW 10639 AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY: A CASE STUDY IN THE CITY OF SÃO PAULO. Geo UERJ, (33), e32396. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.32396

Número

Sección

Artigos