EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA:
percepção de docentes de 4 redes de ensino de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.86165Palavras-chave:
Reforma do ensino médio, Ensino de Geografia, Trabalho docente, Currículo, Desigualdades escolaresResumo
O artigo tem como principal objetivo analisar os possíveis impactos da implementação da reforma do ensino médio sobre o ensino da geografia a partir da percepção de docentes desta disciplina que atuam em diferentes redes de ensino no estado de São Paulo. Para tanto, foram entrevistados 12 docentes de geografia atuando em escolas de ensino médio no Estado de São Paulo, com diferentes características pessoais e profissionais. Os resultados indicam uma visão negativa dos docentes sobre os efeitos da reforma sobre o trabalho docente em geografia, sendo mais intensa esta percepção entre aqueles que atuam na rede estadual de ensino de São Paulo e menos entre aquelas em atuação em escolas privadas destinadas às classes A e B. No caso dos docentes da rede estadual paulista, a visão negativa da reforma se articula com a forma como a mesma vem sendo implementada na rede, sem a participação dos professores, e está também relacionada com os efeitos já sentidos pelos docentes, em especial, vinculados a perda de autonomia sobre os conteúdos e processos de ensino-aprendizagem em decorrência da ampliação do controle, excesso de burocracia e padronização dos materiais didáticos.
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