DA COLETA À COMERCIALIZAÇÃO: A CADEIA PRODUTIVA REVERSA DE PÓS-CONSUMO NUMA CIDADE AMAZÔNICA / FROM THE COLLECTING TO COMMERCIALIZATION: THE REVERSE PRODUCTIVE CHAIN OF POST-CONSUMER IN AN AMAZON CITY
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.15675Palabras clave:
cidades amazônicas, materiais recicláveis, cadeia produtiva reversa.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2017.15675
Ao analisar a cadeia produtiva reversa de pós consumo brasileira, observamos seu destaque no cenário internacional por manter os índices de reciclagem sempre entre os mais altos, se comparados aos países onde essa atividade não é obrigatória. Para alcançar esse feito, o Brasil se estrutura por meio de redes de comercialização de materiais recicláveis onde os catadores, sucateiros e indústrias recicladoras são os principais agentes nessa cadeia. Pensando nisso e nas especificidades da Amazônia o presente texto trata da cidade de Manacapuru-AM, integrante da região metropolitana de Manaus, para compreender como o estado e o município se inserem nessa cadeia nacional levando em consideração as peculiaridades da região. Verifica também a correlação entre a ação concreta na cidade e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, já que esta prevê a implantação da logística reversa em todo o Brasil e a obrigatoriedade da integração dos catadores de materiais recicláveis ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Os procedimentos metodológicos se constituíram em levantamentos bibliográficos e ida à cidade estudada, afim de coletar informações sobre funcionamento da cadeia produtiva reversa de pós consumo com os seus integrantes. Conclui-se que até mesmo as cidades afastadas dos grandes centros urbanos estão inseridas nas grandes cadeias produtivas nacionais e que a cadeia produtiva reversa de pós-consumo, embora atenda uma legislação nacional, se estrutura de acordo com a realidade local.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.