O ESPAÇO DO CERRADO CONTADO POR MEIO DE VERSOS, ESTROFES E RIMAS: uma leitura realizada por meio da perspectiva do lugar
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.14395Palabras clave:
Lugar. Poemas. Literatura. Cerrado. Geografia Humanística.Resumen
DOI: 10.12957/geouerj.2015.14395
O lugar é uma das categorias de análise da Geografia, sendo que a sua leitura torna-se relevante, pois analisa o espaço que é vivido, construído e reconstruído por meio dos indivíduos na relação que cada um tem com o espaço, dotando-o de significados e afetividade. Este trabalho destacou outra forma de interpretar o lugar Cerrado, por meio de poemas e poesias. O Cerrado abrange cerca de 2 milhões de km2, equivalente a quase um quarto do território nacional sendo, portanto, o segundo maior bioma brasileiro e também a savana tropical mais rica e ameaçada do planeta. Dessa maneira, foram escolhidos trechos e versos de alguns poemas e poesias que exemplificam a leitura do Cerrado como lugar, ou seja, como um espaço dotado de significado atribuído pelos indivíduos em épocas distintas. Várias composições fazem homenagens a lugares, que foram e são seus lares nos quais viveram, abrigaram, protegeram-se e projetaram-se para o “mundo”. É no espaço que os escritores-autores encontram a gênese da inspiração através de observações e a interiorização de características de seu meio social e natural, constituindo-se a matéria prima para sua criação, que por fim acabam sendo expressas por meio de versos, estrofes e rimas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.