AS SINGULARIDADES DO ESPAÇO URBANO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS TERRITORIAIS DO ENTORNO DE MAPUTO/MOZ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.53710Palabras clave:
Moçambique. Maputo. Mulheres.Urbano e RuralResumen
Buscamos apresentar neste artigo o relato de um recorte dos olhares obtidos durante experiência de pesquisa realizada em Maputo, capital de Moçambique, de abril a maio de 2015. No caso do presente olhar, destacamos a análise acerca das singularidades do espaço urbano e suas implicações nas práticas territoriais do Vale do Infulene e Distrito de Marracuene, no entorno de Maputo/MOZ; e do entorno de Xai-Xai, capital da Província de Gaza; além da praia de Chidenguele/Xai-Xai. No deslindar da pesquisa percebemos histórias singulares, com maior destaque às das mulheres. Histórias estas vividas no contexto sempre de acontecimentos marcantes da sociedade moçambicana, tal como o processo de independência nacional (1975) e, como uma de suas consequências, a incorporação do aproveitamento do solo / uso tradicional da terra; além das profundas marcas deixada pela Guerra Civil (1976-1992). As práticas produtivas alternativas efetivadas pelas comunidades, na construção dos territórios, podem ser entendidas como coexistência do “avanço” da modernização capitalista e manutenção de práticas tradicionais, que ressignificam os espaços rural e urbano e se exprimem numa paisagem urbana com fortíssimas imbricações rurais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-28
Cómo citar
CAMPOS, Bruno Ferreira; DELBONI, Cláudia. AS SINGULARIDADES DO ESPAÇO URBANO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS TERRITORIAIS DO ENTORNO DE MAPUTO/MOZ. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 37, p. e53710, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.53710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/53710. Acesso em: 8 may. 2025.
Número
Sección
Olhares Geográficos sobre Moçambique
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.