FUNDAMENTOS E DINÂMICAS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DO PERÍMETRO URBANO DE DOURADOS – MS (2011-2014)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13015Palavras-chave:
Propriedade Privada da Terra, Produção do Espaço, Urbanização, Ocupações Urbanas Irregulares, Condomínios Residenciais.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2016.13015
Neste artigo buscamos compreender as alterações ocorridas na dinâmica do mercado urbano de terras em Dourados/MS, decorrente da ampliação do perímetro urbano, realizada no ano de 2011. O grande quantitativo de terras rurais convertidas em terras disponíveis para fins de urbanização chamou atenção por significar uma brusca alteração das condições em que se realiza a produção concreta e simbólica da cidade. Como exemplo prático de tais transformações, temos a alta nos preços imobiliários e os fenômenos urbanos resultantes das novas características de atuação de incorporadoras, construtoras e imobiliárias. Como resultado imediato, verifica-se, por exemplo, o surgimento de novos focos de ocupações urbanas consideradas irregulares e a produção de condomínios residenciais de “muro fechado”, o que evidencia o acirramento das contradições sócioespaciais urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.