THEORETICAL METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR A GEOGRAPHICAL READING OF THE PRECARIOUS WORK OF MOTORCYCLISTS DELIVERY BY APPLICATIONS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.82949Keywords:
precarização; trabalho; aplicativos; pesquisa; motociclistasAbstract
O crescimento da informalidade no mercado de trabalho brasileiro tem implicações econômicas, sociais e políticas significativas para a classe trabalhadora. A informalidade leva a rendimentos mais baixos, a jornadas de trabalho mais longas, à falta de protecção da segurança social e à redução dos direitos laborais básicos. O processo de precarização trabalhista não é acidental, mas sim uma consequência das reformas trabalhistas e previdenciárias que caracterizam o neoliberalismo contemporâneo no Brasil. Enfrentado por diferentes ciências sociais, incluindo a geografia. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica para uma análise da precarização do trabalho entre motociclistas entregadores por meio de aplicativos de carona sob uma perspectiva geográfica. O texto explora o conceito de “capitalismo de plataforma” e de “economia compartilhada”, destacando algumas mudanças no mercado de trabalho decorrentes da ascensão das “empresas de plataforma” no Brasil. Portanto, apresentamos uma breve tipologia dessas empresas e finalizamos o texto com uma proposta de abordagem teórico-metodológica para a análise geográfica dessa questão, reconhecendo sua complexidade e impacto na sociedade brasileira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tathiana Rodrigues Salgado, Tadeu Alencar Arrais , Adriano Rodrigues de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.