POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DA GEODIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76406Keywords:
Geopatrimônio, Geoeducação, Geografia, Geomorfologia, PaisagemAbstract
O conceito de Geodiversidade compreende toda a diversidade dos elementos abióticos da Terra, considerando componentes geológicos, geomorfológicos e pedológicos, como as rochas, o relevo, a hidrografia, o solo e a paisagem. Dentre elas, a paisagem corresponde a um conceito chave da geografia, que pode ser identificada, sobretudo a partir de formas, processos e depósitos, aos quais podem ser atribuídos valores, destacando-se o educativo. Nesse sentido, este estudo busca propor formas de abordagem da geodiversidade no ensino de geografia física na educação básica, apoiando-se nos conteúdos associados à paisagem de acordo com as habilidades propostas na BNCC. Observa-se que as formas de relevo e compartimentos geomorfológicos são conteúdos que permeiam todo o ensino fundamental, nos anos finais, a exemplo do sexto ano através do conceito de paisagem, no sétimo com os aspectos físicos-naturais e no oitavo e nono ano com as ocupações e relações humanas sobre o ambiente. No entanto, não há qualquer abordagem clara sobre a geodiversidade e seus desdobramentos conceituais, como a geoconservação. Além disso, constatou-se que é através dos diferentes elementos de paisagem que o conceito pode ser abordado de acordo com os documentos oficiais educacionais na geografia escolar. Dessa maneira, este estudo possibilita discutir o conceito de Geodiversidade em relação à sua importância educacional no ensino de geografia física na educação básica, propondo estratégias pedagógicas para trabalhar o conceito a partir dos conteúdos e habilidades dispostos na BNCC, no âmbito das ciências humanas.
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Copyright (c) 2023 Thales Vargas Furtado, Jairo Valdati, Maria Carolina Villaça Gomes

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