VALORIZAÇÃO DA PEDODIVERSIDADE: panorama dos estudos a partir da análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74602Palavras-chave:
Patrimônio pedológico. Diversidade de solos. Diversidade abiótica. Revisão sistemática. Bibliometria.Resumo
A pedodiversidade corresponde a uma dimensão do conceito de geodiversidade, cujo objetivo é identificar e valorizar a diversidade pedológica de uma determinada unidade espacial. Apesar dos estudos sobre geodiversidade existirem desde a década de 1980, foi somente a partir do início dos anos 2000 que pesquisadores passaram a dar mais atenção à pedodiversidade, considerando-a como um modo de revelar as riquezas de solos presentes em uma paisagem. Este trabalho tem por objetivo realizar análise bibliométrica e revisão de conteúdo sobre pedodiversidade, visando identificar a produção científica nacional e internacional acerca do tema inserido no âmbito da geodiversidade, compreendendo quais as principais discussões realizadas sobre o tema e tendências atuais de pesquisa. Para tanto, a metodologia se divide em duas etapas: (i) levantamento bibliométrico pela plataforma de periódicos Scopus, seguido pela interpretação dos dados e; (ii) revisão de conteúdo dos documentos encontrados. Os resultados mostraram um número reduzido de publicações sobre pedodiversidade associados à geodiversidade. Entretanto, houve um aumento gradativo de produção científica nos últimos anos, indicando um crescente interesse dos pesquisadores em compreender a relação solo-paisagem através da pedodiversidade. Muitas pesquisas se restringem ao campo teórico, demonstrando um esforço na padronização de metodologias e conceitos da pedodiversidade. Ao passo que as pesquisas mais aplicadas, denotam um foco biótico e exploratório.
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