VALORIZAÇÃO DA PEDODIVERSIDADE: panorama dos estudos a partir da análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74602

Palavras-chave:

Patrimônio pedológico. Diversidade de solos. Diversidade abiótica. Revisão sistemática. Bibliometria.

Resumo

A pedodiversidade corresponde a uma dimensão do conceito de geodiversidade, cujo objetivo é identificar e valorizar a diversidade pedológica de uma determinada unidade espacial. Apesar dos estudos sobre geodiversidade existirem desde a década de 1980, foi somente a partir do início dos anos 2000 que pesquisadores passaram a dar mais atenção à pedodiversidade, considerando-a como um modo de revelar as riquezas de solos presentes em uma paisagem. Este trabalho tem por objetivo realizar análise bibliométrica e revisão de conteúdo sobre pedodiversidade, visando identificar a produção científica nacional e internacional acerca do tema inserido no âmbito da geodiversidade, compreendendo quais as principais discussões realizadas sobre o tema e tendências atuais de pesquisa. Para tanto, a metodologia se divide em duas etapas: (i) levantamento bibliométrico pela plataforma de periódicos Scopus, seguido pela interpretação dos dados e; (ii) revisão de conteúdo dos documentos encontrados. Os resultados mostraram um número reduzido de publicações sobre pedodiversidade associados à geodiversidade. Entretanto, houve um aumento gradativo de produção científica nos últimos anos, indicando um crescente interesse dos pesquisadores em compreender a relação solo-paisagem através da pedodiversidade. Muitas pesquisas se restringem ao campo teórico, demonstrando um esforço na padronização de metodologias e conceitos da pedodiversidade. Ao passo que as pesquisas mais aplicadas, denotam um foco biótico e exploratório.

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Biografia do Autor

Isabella de Carvalho Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN - UDESC) 

Maria Carolina Villaça Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta do Departamento de Geografia Física (UERJ)

Jairo Valdatti, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN- UDESC)

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Souza, I. de C., Gomes, M. C. V., & Valdatti, J. (2023). VALORIZAÇÃO DA PEDODIVERSIDADE: panorama dos estudos a partir da análise bibliométrica. Geo UERJ, (42). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74602