VALORIZAÇÃO DA PEDODIVERSIDADE: panorama dos estudos a partir da análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74602Keywords:
Patrimônio pedológico. Diversidade de solos. Diversidade abiótica. Revisão sistemática. Bibliometria.Abstract
A pedodiversidade corresponde a uma dimensão do conceito de geodiversidade, cujo objetivo é identificar e valorizar a diversidade pedológica de uma determinada unidade espacial. Apesar dos estudos sobre geodiversidade existirem desde a década de 1980, foi somente a partir do início dos anos 2000 que pesquisadores passaram a dar mais atenção à pedodiversidade, considerando-a como um modo de revelar as riquezas de solos presentes em uma paisagem. Este trabalho tem por objetivo realizar análise bibliométrica e revisão de conteúdo sobre pedodiversidade, visando identificar a produção científica nacional e internacional acerca do tema inserido no âmbito da geodiversidade, compreendendo quais as principais discussões realizadas sobre o tema e tendências atuais de pesquisa. Para tanto, a metodologia se divide em duas etapas: (i) levantamento bibliométrico pela plataforma de periódicos Scopus, seguido pela interpretação dos dados e; (ii) revisão de conteúdo dos documentos encontrados. Os resultados mostraram um número reduzido de publicações sobre pedodiversidade associados à geodiversidade. Entretanto, houve um aumento gradativo de produção científica nos últimos anos, indicando um crescente interesse dos pesquisadores em compreender a relação solo-paisagem através da pedodiversidade. Muitas pesquisas se restringem ao campo teórico, demonstrando um esforço na padronização de metodologias e conceitos da pedodiversidade. Ao passo que as pesquisas mais aplicadas, denotam um foco biótico e exploratório.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.