POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DA GEODIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76406

Palavras-chave:

Geopatrimônio, Geoeducação, Geografia, Geomorfologia, Paisagem

Resumo

O conceito de Geodiversidade compreende toda a diversidade dos elementos abióticos da Terra, considerando componentes geológicos, geomorfológicos e pedológicos, como as rochas, o relevo, a hidrografia, o solo e a paisagem. Dentre elas, a paisagem corresponde a um conceito chave da geografia, que pode ser identificada, sobretudo a partir de formas, processos e depósitos, aos quais podem ser atribuídos valores, destacando-se o educativo. Nesse sentido, este estudo busca propor formas de abordagem da geodiversidade no ensino de geografia física na educação básica, apoiando-se nos conteúdos associados à paisagem de acordo com as habilidades propostas na BNCC. Observa-se que as formas de relevo e compartimentos geomorfológicos são conteúdos que permeiam todo o ensino fundamental, nos anos finais, a exemplo do sexto ano através do conceito de paisagem, no sétimo com os aspectos físicos-naturais e no oitavo e nono ano com as ocupações e relações humanas sobre o ambiente. No entanto, não há qualquer abordagem clara sobre a geodiversidade e seus desdobramentos conceituais, como a geoconservação. Além disso, constatou-se que é através dos diferentes elementos de paisagem que o conceito pode ser abordado de acordo com os documentos oficiais educacionais na geografia escolar. Dessa maneira, este estudo possibilita discutir o conceito de Geodiversidade em relação à sua importância educacional no ensino de geografia física na educação básica, propondo estratégias pedagógicas para trabalhar o conceito a partir dos conteúdos e habilidades dispostos na BNCC, no âmbito das ciências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Vargas Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) E atua como professor substituto do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Programa de pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Geologia dellAmbiente e del Territorio - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (2005). Atualmente é professor na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e colabora com a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália. Atua nos programas de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - mestrado e doutorado (PPGPLAN- UDESC) e Programa de Pós-Graduação em Geografia - mestrado e doutorado (PPGG - UFSC). 

Maria Carolina Villaça Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2008), Mestre (2012) e Doutora (2016) em Geografia Física pela Universidade de São Paulo.  Professora Adjunta do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em andamento no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Vice-presidente da União de Geomorfologia Brasileira (Gestão 2021-2024) e vice-coordenadora do Geomorphological Hazards Working Group da International Association of Geomorphologists (IAG). Coordena o Comitê Educativo-Científico do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul (2021-2023).

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Furtado, T. V., Valdati, J., & Gomes, M. C. V. (2023). POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DA GEODIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76406

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia