POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DA GEODIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76406Palavras-chave:
Geopatrimônio, Geoeducação, Geografia, Geomorfologia, PaisagemResumo
O conceito de Geodiversidade compreende toda a diversidade dos elementos abióticos da Terra, considerando componentes geológicos, geomorfológicos e pedológicos, como as rochas, o relevo, a hidrografia, o solo e a paisagem. Dentre elas, a paisagem corresponde a um conceito chave da geografia, que pode ser identificada, sobretudo a partir de formas, processos e depósitos, aos quais podem ser atribuídos valores, destacando-se o educativo. Nesse sentido, este estudo busca propor formas de abordagem da geodiversidade no ensino de geografia física na educação básica, apoiando-se nos conteúdos associados à paisagem de acordo com as habilidades propostas na BNCC. Observa-se que as formas de relevo e compartimentos geomorfológicos são conteúdos que permeiam todo o ensino fundamental, nos anos finais, a exemplo do sexto ano através do conceito de paisagem, no sétimo com os aspectos físicos-naturais e no oitavo e nono ano com as ocupações e relações humanas sobre o ambiente. No entanto, não há qualquer abordagem clara sobre a geodiversidade e seus desdobramentos conceituais, como a geoconservação. Além disso, constatou-se que é através dos diferentes elementos de paisagem que o conceito pode ser abordado de acordo com os documentos oficiais educacionais na geografia escolar. Dessa maneira, este estudo possibilita discutir o conceito de Geodiversidade em relação à sua importância educacional no ensino de geografia física na educação básica, propondo estratégias pedagógicas para trabalhar o conceito a partir dos conteúdos e habilidades dispostos na BNCC, no âmbito das ciências humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thales Vargas Furtado, Jairo Valdati, Maria Carolina Villaça Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.