O ENIGMA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA
renda da terra e preço de monopólio no capitalismo metropolitano-financeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83580Resumo
Na perspectiva mais aceita sobre a renda da terra a partir da transição do agrário ao urbano, podemos dizer que ela é tanto extraída por meio do conjunto das infraestruturas e serviços (diferencial), bem como pela situação geográfica (absoluta) e fetiche do consumo de determinados imóveis em específicos lugares, que ascenderam aos céus (de monopólio). A leitura do conceito de renda da terra circunscrita à análise marxista em O Capital trouxe algumas contribuições importantes, mas acreditamos que a metamorfose de renda fundiária em renda imobiliária constitui-se como central. O capitalismo metropolitano-financeiro implica uma renda capitalizada da produção do espaço diversa do capitalismo urbano-industrial, apesar da lógica ser a mesma com novas determinações. Desse modo, a emergência de uma teoria da renda fundamentada nos processos espaciais contemporâneos é imperativa para pensarmos as novas contradições do espaço. Assim, buscamos refletir sobre algumas teorias e desdobramentos da renda da terra produzidas até então para lançar luz à renda imobiliária e o preço de monopólio da terra, na perspectiva de problematizar a teoria da renda, muitas das vezes entendida na transposição das realidades agrárias para as urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eudes Leopoldo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.