INDUSTRIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NA MALHA URBANA DE BLUMENAU – SC
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83044Palavras-chave:
geografia urbana; geografia econômica; geografia industrial; cartografia histórica.Resumo
O presente artigo objetiva analisar a industrialização como vetor de crescimento urbano de Blumenau. A partir da discussão do contexto social, econômico e político em que ocorre este desenvolvimento industrial, busca-se abordar os reflexos espaciais deste processo ao longo do século XX. Por meio de uma abordagem espaço-temporal, os procedimentos metodológicos envolveram o uso da cartografia histórica permitindo indicar os principais eixos de expansão da malha urbana em quatro décadas. O uso de métodos mistos possibilitou a integração de dados quantitativos e qualitativos, permitindo indicar percentuais de expansão da malha urbana e seus principais fatores motivadores. Desta forma, os resultados indicam relação direta entre a localização das principais indústrias e as moradias, muitas delas situadas nas encostas íngremes no seu entorno, configurando áreas de risco. Trata-se de um tema latente revelando desafios para a construção de uma cidade resiliente, capaz de enfrentar o cenário das mudanças climáticas deste século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tanice Cristina Kormann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.