INOVAÇÃO NA LOCAÇÃO RESIDENCIAL NAS METRÓPOLES LATINO-AMERICANAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.82985Palavras-chave:
inovações imobiliárias; renda da terra; aluguel; propriedade multifamiliar.Resumo
O texto debate a locação residencial em cidades da América Latina como inovações imobiliárias que vem transformando tanto a natureza das relações entre os sujeitos, proprietários e inquilinos, como a forma como essa relação se estabelece, hoje permeada pelas plataformas digitais e mistificada pela ideia da economia do compartilhamento. Ao tratar de relações mercantis baseadas na locação, trás para debate, a partir de uma perspectiva crítica, uma aproximação teórica sobre o fundamento do aluguel, buscando evidenciar que o aluguel não é um produto da propriedade imobiliária e não deve ser confundido com a renda da terra, mas sim produto de uma determinada relação social entre o proprietário e inquilino. Alguns exemplos de inovações nas formas de locação imobiliária residencial de curta temporada e a propriedade multifamiliar são analisados a partir de fontes de pesquisa primárias e secundárias. O que se conclui no texto é que essas inovações evidenciam a platamorfização contemporânea do imobiliário na sua relação com o financeiro, criando novos nichos de mercado e garantindo a reprodução ampliada do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Lencioni, Regina Tunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.