INOVAÇÃO NA LOCAÇÃO RESIDENCIAL NAS METRÓPOLES LATINO-AMERICANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.82985

Palavras-chave:

inovações imobiliárias; renda da terra; aluguel; propriedade multifamiliar.

Resumo

O texto debate a locação residencial em cidades da América Latina como inovações imobiliárias que vem transformando tanto a natureza das relações entre os sujeitos, proprietários e inquilinos, como a forma como essa relação se estabelece, hoje permeada pelas plataformas digitais e mistificada pela ideia da economia do compartilhamento. Ao tratar de relações mercantis baseadas na locação, trás para debate, a partir de uma perspectiva crítica, uma aproximação teórica sobre o fundamento do aluguel, buscando evidenciar que o aluguel não é um produto da propriedade imobiliária e não deve ser confundido com a renda da terra, mas sim produto de uma determinada relação social entre o proprietário e inquilino. Alguns exemplos de inovações nas formas de locação imobiliária residencial de curta temporada e a propriedade multifamiliar são analisados a partir de fontes de pesquisa primárias e secundárias. O que se conclui no texto é que essas inovações evidenciam a platamorfização contemporânea do imobiliário na sua relação com o financeiro, criando novos nichos de mercado e garantindo a reprodução ampliada do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Lencioni, Universidade de São Paulo

Geógrafa, professora titular sênior da USP e professora do programa de pós-graduação da PUC-Rio, é pesquisadora do CNPq 1A. Seus títulos de livre-docente, doutorado, mestrado e de bacharel e licenciado em Geografia são da Universidade de São Paulo. Seu pós-doutorado foi efetuado na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Consultora ad doc de várias agencias de fomento no Brasil e exterior, destacando-se o incluindo o Conseil Scientifique da Open Edition, que desenvolve a Plataforma Revue.org. Criou o Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO/USP) e  é editora do Blog Economía Politica Urbana cuja sede é no Colégio del Mexico. É membro de vários conselhos editorias de livros e revistas científicas nacionais e internacionais e de várias associações científicas. Recebeu o prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e dentre seus livros cabe destacar Região e Geografia e, também, o livro: Metrópole, Região e Regionalização que recebeu Menção Honrosa pela ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, metrópole e indústria.

Regina Tunes , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutora pelo Programa de Geografia Humana da FFLCH/USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Pesquisadora do grupo de pesquisa Metamorfoses Urbanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais do DG/USP, Pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles e Vice-Líder da Rede Latino-Americana Espaço e Economia (Relaee). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (NEPGE) do Departamento de Geografia Humana do IGEOG/UERJ.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Lencioni, S., & Tunes , R. (2024). INOVAÇÃO NA LOCAÇÃO RESIDENCIAL NAS METRÓPOLES LATINO-AMERICANAS. Geo UERJ, (44). https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.82985

Edição

Seção

Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.