PROPOSTA TEÓRICO METODOLÓGICA PARA UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS MOTOCICLISTAS ENTREGADORES POR APLICATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.82949Palavras-chave:
precarização; trabalho; aplicativos; pesquisa; motociclistasResumo
O crescimento da informalidade no mercado de trabalho brasileiro tem implicações econômicas, sociais e políticas significativas para a classe trabalhadora. A informalidade leva a menores rendimentos, jornadas de trabalho mais longas, falta de proteção previdenciária e redução de direitos trabalhistas básicos. O processo de precarização do trabalho não é acidental, mas, sim, uma consequência de reformas trabalhistas e previdenciárias que caracterizam o neoliberalismo contemporâneo no Brasil. Este cenário se apresenta como uma urgente problemática de pesquisa, que precisa ser enfrentada pelas diferentes ciências humanas, entre elas, a geografia. Desse modo, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica para uma leitura da precarização do trabalho de motociclistas entregadores por aplicativos sob uma perspectiva geográfica. O texto explora o conceito de "capitalismo de plataforma" e a "economia do compartilhamento", destacando algumas mudanças no mercado de trabalho, resultantes da ascensão das "empresas de plataforma" no Brasil. Apresentamos, portanto, uma breve tipologia destas empresas e encerramos o texto com uma proposta de abordagem teórico-metodológica de análise geográfica desta problemática, reconhecendo sua complexidade e impacto na sociedade brasileira.
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