PROPOSTA TEÓRICO METODOLÓGICA PARA UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS MOTOCICLISTAS ENTREGADORES POR APLICATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.82949

Palavras-chave:

precarização; trabalho; aplicativos; pesquisa; motociclistas

Resumo

O crescimento da informalidade no mercado de trabalho brasileiro tem implicações econômicas, sociais e políticas significativas para a classe trabalhadora. A informalidade leva a menores rendimentos, jornadas de trabalho mais longas, falta de proteção previdenciária e redução de direitos trabalhistas básicos. O processo de precarização do trabalho não é acidental, mas, sim, uma consequência de reformas trabalhistas e previdenciárias que caracterizam o neoliberalismo contemporâneo no Brasil. Este cenário se apresenta como uma urgente problemática de pesquisa, que precisa ser enfrentada pelas diferentes ciências humanas, entre elas, a geografia. Desse modo, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica para uma leitura da precarização do trabalho de motociclistas entregadores por aplicativos sob uma perspectiva geográfica. O texto explora o conceito de "capitalismo de plataforma" e a "economia do compartilhamento", destacando algumas mudanças no mercado de trabalho, resultantes da ascensão das "empresas de plataforma" no Brasil. Apresentamos, portanto, uma breve tipologia destas empresas e encerramos o texto com uma proposta de abordagem teórico-metodológica de análise geográfica desta problemática, reconhecendo sua complexidade e impacto na sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiana Rodrigues Salgado, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Geografia. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. 

Tadeu Alencar Arrais , Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia. Professor Titular da Universidade Federal de Goiás.

Adriano Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia. Professor assossiado da Universidade Federal de Goiás. 

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

RODRIGUES SALGADO, Tathiana; ALENCAR ARRAIS , Tadeu; RODRIGUES DE OLIVEIRA, Adriano. PROPOSTA TEÓRICO METODOLÓGICA PARA UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS MOTOCICLISTAS ENTREGADORES POR APLICATIVOS. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 47, 2025. DOI: 10.12957/geouerj.2025.82949. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/82949. Acesso em: 10 maio. 2025.