ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA

disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular

Autores

Resumo

O texto tem por objetivo discutir como os significantes cidadão e cidadania são operacionalizados no Ensino de Geografia, sobretudo a partir de temáticas relacionadas a cidade. Apoiado nos fundamentos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, tensionamos os documentos curriculares, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular, procurando compreender que ambos os significantes são operacionalizados como pontos nodais que hegemonizam sentidos próprios de conhecimento geográfico escolar.

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Biografia do Autor

Gabriela Fernandes Jordão, Unicamp

Mestre em Geografia pela Unicamp, Professora de Geografia da Educação Básica no Município de Campinas-SP.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Jordão, G. F., & Straforini, R. (2023). ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia