ENSINO DE GEOGRAFIA E O COTIDIANO

Novos territórios curriculares

Autores

Palavras-chave:

Currículo- Ensino de Geografia - Estudos dos Cotidianos

Resumo

O texto tem como ideia central pensar no diálogo Ensino de Geografia e campo do Currículo. Sendo assim, utilizamos os estudos nos/dos/com os cotidianos para defender teórico e metodologicamente aquilo que temos praticado em nossas pesquisas. Qual o lugar do Ensino de Geografia dentro do currículo? Como tem sido experimentado a Geografia e Escola? A partir de nossas pesquisas apontamos que é necessário perceber aquilo que se tece dentro dos cotidianos escolares. Assim, pensar no currículo de Geografia se faz necessário pensar em um mundo a partir dos seus processos de desigualdades e exclusões, onde a escola e seus sujeitos são partes indissociáveis desse processo. É necessário imprimir um sentido ético e político para se posicionar e tomar posição no mundo conscientemente como um espaço público e democrático de direitos e deveres.

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Biografia do Autor

Allan Carvalho Rodrigues, Universidade Estácio de Sá

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá - Programa Produtividade/UNESA

Diego Carlos Pereira, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós Graduação em Educação.

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro/SP). Graduado em Licenciatura em Geografia (2014) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba/MG). Professor da área de Educação e Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, em caráter efetivo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. É vice-líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), cadastrado no CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Giordani. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Geografia Escolar, História da Geografia Escolar, Formação de Professores e Currículo.

Tiago Dionisio, Professor da SEEDUC/RJ e doutorando em educação do PPGEduc/UFRRJ.

Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Entre 2019 e 2020, foi Coordenador Pedagógico do CE Dom Pedro I. Desde 2020 trabalha na Superintendência de Projetos Estratégicos (SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geografia Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Relações Raciais e Gênero e Sexualidade

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Rodrigues, A. C., Pereira, D. C., & Dionisio, T. (2023). ENSINO DE GEOGRAFIA E O COTIDIANO: Novos territórios curriculares. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77754

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia