UMA LEITURA PARA A BNCC
De qual currículo e de qual geografia estamos falando?
Palavras-chave:
Currículo, Geografia, DiscursoResumo
O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia. Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Phelipe Florez Rodrigues Florez Rodrigues, Maria Carolina Da Silva Caldeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.