UMA LEITURA PARA A BNCC

De qual currículo e de qual geografia estamos falando?

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Geografia, Discurso

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC  no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia.  Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Florez Rodrigues, P. F. R., & Caldeira, M. C. D. S. (2023). UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando?. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia