RAP E EDUCAÇÃO, RAP É GEOGRAFIA
Oficina para crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76441Palavras-chave:
Rap, Ensino de Geografia, Cidade, Urbano, São Gonçalo.Resumo
O Hip-Hop é um movimento cultural que surgiu na década de 1970 em bairros marginais de Nova York, nos Estados Unidos. Ele é composto por quatro elementos principais: o Rap, a dança break, o DJ e o graffiti. A relação entre o Hip-Hop e a educação tem sido explorada por muitos pesquisadores e profissionais da área, que veem no movimento uma forma de engajar jovens em processos educativos mais significativos e relevantes para suas vidas. Este texto objetiva trabalhar as potencialidades da expressão musical do Hip-Hop, o Rap, como uma ferramenta pedagógica possível no ambiente educacional, por meio do ensino da Geografia, promovendo oficinas para crianças da periferia de São Gonçalo-RJ. Muitas músicas de Rap abordam questões geográficas, como desigualdade social, mudanças climáticas, migração. Outro elemento muito importante do Hip-Hop é a dança; suas coreografias incorporam movimentos que representam lugares e culturas específicas. Os vídeos musicais são criativos e impactantes, sendo viável sua utilização para ensinar geografia e questões globais, incentivando os alunos a analisar imagens e simbolismos e relacioná-los a conceitos geográficos. Dessa maneira, a metodologia da oficina foi desenvolvida para trabalhar a temática urbana da cidade de São Gonçalo. Como resultados, verificamos que foram ensinados conceitos e conteúdos geográficos, como também, promovido o pensamento crítico nos alunos. Incentivando, dessa forma, habilidades de leitura e escrita, através da discussão das experiências vivenciadas pelas crianças na cidade; explorando o potencial histórico e cultural do seu lugar e valorizando, ainda mais, a colaboração e o trabalho em equipe desses alunos.
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