RAP E EDUCAÇÃO, RAP É GEOGRAFIA

Oficina para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76441

Palavras-chave:

Rap, Ensino de Geografia, Cidade, Urbano, São Gonçalo.

Resumo

O Hip-Hop é um movimento cultural que surgiu na década de 1970 em bairros marginais de Nova York, nos Estados Unidos. Ele é composto por quatro elementos principais: o Rap, a dança break, o DJ e o graffiti. A relação entre o Hip-Hop e a educação tem sido explorada por muitos pesquisadores e profissionais da área, que veem no movimento uma forma de engajar jovens em processos educativos mais significativos e relevantes para suas vidas. Este texto objetiva trabalhar as potencialidades da expressão musical do Hip-Hop, o Rap, como uma ferramenta pedagógica possível no ambiente educacional, por meio do ensino da Geografia, promovendo oficinas para crianças da periferia de São Gonçalo-RJ. Muitas músicas de Rap abordam questões geográficas, como desigualdade social, mudanças climáticas, migração. Outro elemento muito importante do Hip-Hop é a dança; suas coreografias incorporam movimentos que representam lugares e culturas específicas. Os vídeos musicais são criativos e impactantes, sendo viável sua utilização para ensinar geografia e questões globais, incentivando os alunos a analisar imagens e simbolismos e relacioná-los a conceitos geográficos. Dessa maneira, a metodologia da oficina foi desenvolvida para trabalhar a temática urbana da cidade de São Gonçalo. Como resultados, verificamos que foram ensinados conceitos e conteúdos geográficos, como também, promovido o pensamento crítico nos alunos. Incentivando, dessa forma, habilidades de leitura e escrita, através da discussão das experiências vivenciadas pelas crianças na cidade; explorando o potencial histórico e cultural do seu lugar e valorizando, ainda mais, a colaboração e o trabalho em equipe desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Sodré da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022) e Pós-Graduado em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023).

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Geografia Física (USP). Atualmente é pós-doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ_. Professora Associada do Departamento de Geografia - UERJ-FFP e do Mestrado em Geografia UERJ-FFP. 

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Sodré da Costa, V. H., & Sacramento, A. C. R. (2023). RAP E EDUCAÇÃO, RAP É GEOGRAFIA: Oficina para crianças. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76441

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia