Reestruturação Intra-urbana e Novas "Estratégias" de Produção do Espaço: reflexões sobre o papel da cultura nas recentes transformações da área central do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49224Palavras-chave:
Área central, projetos de intervenção urbana, Rio de Janeiro.Resumo
O presente artigo analisa o processo de recuperação de espaços degradados em grandes cidades à luz dos projetos de intervenção urbana, inseridos no discurso de criação e venda de uma imagem urbana forte e competitiva para o exterior — estratégia denominada "marketing urbano". A partir do estudo do papel da cultura nas recentes transformações da área central da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo é contribuir para uma abordagem mais crítica acerca dos desdobramentos do projeto "Corredor Cultural", quais sejam, a produção de "espaços especializados'', onde a cultura torna-se objeto de consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.