NO MAIS ENTRANHADO DA CIDADE: IMAGENS E ESPACIALIDADES DOS BECOS NO CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE

Autores

  • Priscila Batista Vasconcelos UFPE
  • Caio Augusto Amorim Maciel UFPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31754

Palavras-chave:

Becos, Fotografia, Paisagem não panorâmica, Centro Histórico, Recife

Resumo

Os becos do Centro Histórico do Recife são uma herança sócio-espacial do urbanismo luso-brasileiro, caracterizando-se como estreitas vias transversais de ligação entre ruas principais. Historicamente relacionados à sociabilidade dos mais pobres, sofreram, por conseguinte, um processo de ocultação na iconografia representativa da cidade, muito embora sejam espaços de intenso fluxo comercial e de serviços. Como lugares entranhados no tecido urbano, parecem pouco atrativos ao olhar contemplativo ou indignos de registro em gravuras e fotografias. A pesquisa considera a constatação empírica da invisibilização dessas vielas no conjunto do perímetro patrimonializado dos bairros de São José e Santo Antônio para realizar uma reflexão sobre sua espacialidade. Parte-se da chave conceitual da paisagem não panorâmica, num percurso investigativo alicerçado pela produção de fotografias autorais, consideradas enquanto um dispositivo concreto que conduz a descobertas sobre a relação entre perceber e produzir imagens do mundo.

Biografia do Autor

Priscila Batista Vasconcelos, UFPE

Geógrafa e bolsista pós-doutoral CAPES/PNPD, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Doutora em Geografia pela UFPE. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), em Recife.

Caio Augusto Amorim Maciel, UFPE

Geógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde conduz estudos sobre região, paisagem e espaço público. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Sussex, Reino Unido. Coordena desde 2008 o Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), em Recife.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Vasconcelos, P. B., & Maciel, C. A. A. (2016). NO MAIS ENTRANHADO DA CIDADE: IMAGENS E ESPACIALIDADES DOS BECOS NO CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE. Espaço E Cultura, (39), 117–138. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31754

Edição

Seção

ARTIGOS