POPPER E A ÉTICA MÉDICA: A PROPOSTA DE UM NOVO ETHOS PARA A MEDICINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58628

Resumen

O objetivo do presente trabalho é analisar a proposta de Popper de uma nova ética para a medicina, que tem como pressuposto o erro médico, suas consequências e responsabilidades e também, evidenciar novas atitudes a serem cultivadas pelos médicos como formas de preveni-los. Nesse sentido o filósofo propõe o diálogo, a discussão crítica e o trabalho em equipe. Mas, como ele aborda a questão da ética médica de uma forma mais ampla, estabelecendo certos vínculos entre ela e a concepção de ciência sob a qual os médicos foram formados, pretendemos mostrar que para que eles venham a assumir uma atitude ética e responsável face aos erros faz-se necessário que superem uma antiga forma de conceber a ciência, que valoriza a certeza e a infalibilidade, que está incrustada em suas mentes, e faz com que se vejam como uma autoridade infalível em sua especialidade.

 

Biografía del autor/a

Elizabeth Assis Dias, Universidade Federal do Pará

Doutora em Filosofia pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia e do Curso de graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisas no âmbito da Filosofia da ciência.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Dias, E. A. (2021). POPPER E A ÉTICA MÉDICA: A PROPOSTA DE UM NOVO ETHOS PARA A MEDICINA. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 213–225. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58628