O sono antropológico da Modernidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.49849

Resumen

Com base na obra As Palavras e as Coisas de Michel Foucault, este artigo pretende visibilizar uma conexão entre os quatro segmentos teóricos que norteiam o pensamento antropológico característico da Modernidade. Para tanto, preliminarmente, o texto examina como estas disposições de saber tornaram possível o aparecimento da figura do Homem como o fundamento do e obstáculo para o conhecimento. Em seguida, o trabalho procede perscrutando as principais ancoragens do pensamento antropológico, de modo que, no transcorrer da análise, o que se evidencia é um movimento de caráter circular e autorreferencial, manifestado pela necessidade interna imanente que um segmento tem de remeter ao outro.

Palavras-chaves: Michel Foucault. Pensamento antropológico. Modernidade. Homem. Crítica.

Biografía del autor/a

Pablo Severiano Benevides, Professor Efetivo (Adjunto) do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universitat de Barcelona (2016), período em que esteve como Professor Visitante desta mesma Universidade, filiado ao Departament de Teoria i Història de l'Educació. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010-2013). Mestre em Filosofia (2008) e Graduado em Psicologia (2006) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Professor Efetivo (Adjunto) do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFC - Setor de Estudos: Psicologia da Educação. É também Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (2013-2019), orientando Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.

Adolfo Jesiel Siebra, Doutorando no Programa de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS )

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC (Universidade Federal do Ceará) sob a orientação do Prof. Dr. Pablo Severiano Benevides, momento em que desenvolveu a pesquisa acerca da naturalização das práticas psicológicas no domínio da saúde, a partir de uma leitura pós-estruturalista, com ênfase nas obras de Michel Foucault. Possui como temas de interesse: Arqueogenealogia da Psicologia, História das Práticas Psicológicas, História das Ciências da Saúde e das Práticas em Saúde, História da Saúde Pública no Brasil, Modos de Subjetivação e Produção de Subjetividades no Campo da Saúde.

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

Benevides, P. S., & Siebra, A. J. (2020). O sono antropológico da Modernidade. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (8). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.49849